controles internos

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014


LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS








JANAÍNA SHIRLEY ROCHA DE SOUZA







CONTROLE INTERNO: Um estudo no Banco Itaú Unibanco S.A sob a ótica das normas instituídas pelo BACEN






Natal/RN
2014
JANAÍNA SHIRLEY ROCHA DE SOUZA







CONTROLE INTERNO: Um estudo no Banco ItaúUnibanco S.A sob a ótica das normas instituídas pelo BACEN






Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN, como pré-requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadora: Profª Esp. Lis Daiana Bessa Taveira.







Natal/RN
2014
1 - CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA

Nos últimos vinte anoso sistema bancário brasileiro vem passando por mudanças transitórias, que fizeram com que houvesse o aprimoramento de seus serviços, amplitude e inovações tecnológicas. Tais modificações trouxeram a necessidade da implantação do sistema de controles internos, para que houvesse uma evolução mais segura das organizações, e a falta desses controles podem trazer sérias consequências.
Há um exemplo deuma grande falha no sistema de controles internos, o do Banco de Santos. Segundo o jornal O Globo que noticiou a respeito do ocorrido em 05/05/2005, a contabilidade do banco de santos apresentava a existência de um ativo de 3,4 bilhões, mas após uma análise corretiva esse valor caiu para 751 milhões. Segundo informações acredita-se que a irregularidade estava na existência de reciprocidade naconcessão de empréstimos.
Por tanto controles internos são processos e práticas adotadas pela administração de uma instituição, que tem por finalidade assegurar que todas as ações planejadas sejam executadas adequadamente, através de regras, procedimentos e métodos que auxiliam a empresa na confiabilidade, administração e eficiência, fazendo com que suas metas e objetivos sejam cumpridos comexcelência.
Para Chiavenato (1997, p.273), o controle tem por finalidade:

Assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em umprocesso que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

Dessa forma, os controles internos tornam-se uma fundamental ferramenta, para o processo de tomada de decisão, facilitando assim, o desenvolvimento organizacional. Esses controles são subdivididos em administrativo, que são aqueles que estão ligados principalmente à eficiência operacional e a obediência às diretrizesadministrativas e contábeis, que têm como objetivos diretos a proteção patrimonial. (P Bordin 2005) e em ambos deve haver uma revisão periódica para que sejam efetivos.
As instituições bancárias brasileiras tem um padrão de controles internos normatizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) através de sua resolução n° 2.554 de 24/09/98, onde ele dispõe de regras a fim de haver um aprimoramento dasatividades por elas exercidas, focados em seus sistemas de informações financeiros, operacionais e gerenciais.
Diante do exposto surge o seguinte problema de pesquisa: Quais medidas de controles internos o banco Itaú Unibanco S.A vem tomando para manter a excelência, e será que ele cumpre com as normas instituídas pelo Banco Central do Brasil?


1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral
O objetivodo trabalho é Identificar as medidas de controles internos utilizados pelo Banco Itaú Unibanco S.A, em concordância com as normas do BACEN.

1.2.2 Objetivos específicos
Verificar como se dá o controle interno nas instituições financeiras;
Apresentar a importância de medidas de controles internos;
Caracterizar a visão do BACEN quanto ao controle interno;

1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controles internos
  • controles internos
  • Controles internos
  • CONTROLES INTERNOS
  • Controles Internos
  • Controles Internos
  • Controles internos
  • Controles internos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!