Homossexualidade, a Igreja e os preconceitos.

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SÃO LUIS
2013
O objetivo deste trabalho, e identificar os preconceitos, particularmente à homossexualidade que têm sido intenso ao longo dos últimos 20 anos. Enfatizamos que, os preconceitos são herança das culturas de longas datas. Dessa forma, levando em consideração as discussões abaixo, com o objetivo de investigar questões ligadas à homossexualidade, ou seja, o preconceito sexual, dohomossexual e identidade gay principalmente no que se refere à Igreja e a homossexualidade.
Para entendermos um pouco o porquê do preconceito à homossexualidade se faz necessário definir alguns dos conceitos que nortearão o trabalho. E bom destacar em primeiro lugar, que não pretendemos discutir as causas da homossexualidade em outras palavras, pretendemos nos ater às vivências pessoais como dadosinegáveis da realidade. Conforme prefacia do livro “Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo” fica evidenciado que o termo homossexual terá uma utilização como significativo de homens ou mulheres em que a orientação sexual e afetiva para com as pessoas do seu mesmo sexo biológico.
E o que estabelece o a prefacia do Livro sobre “Homossexualidade: do preconceito aos padrões deconsumo”.
“...por sua vez, a fazer uma distinção entre os diversos componentes (socialmente construídos) pelos quais classificamos a sexualidade humana: sexo biológico (ser macho, fêmea ou intersexual anátomo-fisiologicamente), orientação sexual (atração por pessoas do sexo oposto ou do mesmo sexo biológico, isto é, ser heterossexual, bissexual ou homossexual), identidade de gênero (ser mulher ou homem) epapel de gênero (comportar-se de forma feminina, masculina ou andrógina). Outros autores apontam ainda para o papel sexual, ou seja, o modo pelo qual o indivíduo se insere na relação sexual (por exemplo, de forma ativa ou passiva). Com relação ao papel de gênero, este pode ser definido como uma série de características, comportamentos e interesses definidos por uma sociedade ou cultura como sendoapropriados para membros de cada sexo biológico.” http://www.caravansarai.com.br/LivHomossexualidadeInicio.htm - 13/11/2013
Quanto se trata de diversidade sexual, principalmente à homossexualidade, na esteira da evolução, ainda e visível o preconceito bem como um tabu para ser quebrado entre alguns seguimentos da sociedade. O preconceito vem de longas datas, surgindo na antiguidade, fundada naideia de lei natural que acarreta a proibição de “sexo de homossexual”, em que havendo desobediência de tais leis eram punidos de forma severa.
Tudo isto se da no reflexo da união entre Igreja e Estado, sendo punidos por diversos países com a morte a pratica homossexual. Com a independência do Brasil, que com o advento do Código Criminal do Império do Brasil, Lei de 16 de dezembro de 1830,desapareceu das terras brasileiras a criminalização da homossexualidade herdado de Portugal, passando a ser invisíveis no tocante às políticas públicas.
Na atualidade, o tratamento jurídico em determinados casos demonstra um avanço, devido a algumas decisões judiciais da Suprema Corte no sentido de reconhecer a união do homossexual os considerando como uma entidade familiar, passando dessa forma de“invisíveis” a visíveis no nosso ordenamento jurídico. Porém ainda há muito a ser conquistado. Principalmente quanto ao preconceito religioso que e o relacionamento entre a homossexualidade e a religião varia de maneira enorme durante tempos e lugares.
Para entender mais sobre tal preconceito, e de acordo com a Wikipédia;
“Os antigos judeus, no entanto, perseguiam homossexuais e com a expansão docristianismo, continuaram outras perseguições a práticas homossexuais. Quando o cristianismo se oficializou no Império Romano com a ascensão de Constantino, historiadores escrevem que a homossexualidade era uma ameaça institucional; uma das razões dessas perseguições antigas seria o da condição de sobrevivência e expansão por meio da defesa da procriação através da família. A posição oficial da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homossexualidade na igreja
  • Igreja e seus preconceitos
  • A homossexualidade, a igreja e os grupos evangélicos
  • HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA:CONSTRANGIMENTOS SOCIAIS E AUTO-PRECONCEITO
  • Ética da Sexualidade
  • VIOLÊNCIA E PRECONCEITO: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES/AS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA SOBRE HOMOSSEXUALIDADE
  • Homossexualidade
  • Homossexualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!