Atelectasia pulmonar

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Atelectasia pulmonar:

O que é atelectasia pulmonar?

Os pulmões são órgãos extensíveis, cheios de ar, onde se dão as trocas do oxigênio, que vai alimentar o organismo, carreado pela circulaçãosanguínea, pelo gás carbônico, que os pulmões eliminam por meio da expiração.

A atelectasia pulmonar não é uma doença, mas uma síndrome que pode ocorrer em várias doenças e que consiste na faltade aeração e consequente colapso de parte ou da totalidade de um pulmão, devido a um bloqueio dos brônquios ou bronquíolos. O pulmão, ou parte dele, então “murcha”. Além do prejuízo respiratório,também ocorrem diminuição da oxigenação e outros distúrbios cardiovasculares.

Quais são as causas da atelectasia pulmonar?

As causas mais comuns da atelectasia pulmonar são:

Acúmulo de secreçõesespessas, formando uma “rolha” que obstrui os brônquios ou bronquíolos.
Compressão por um tumor.
Derrame plural (líquido na cavidade pleural).
Pneumotórax (ar na cavidade torácica).
Aspiração decorpo estranho (principalmente nas crianças).
A atelectasia também ocorre em seguida a uma anestesia geral, sobretudo depois de cirurgias efetuadas no tórax ou no abdome superior.
Quais são osprincipais sinais e sintomas da atelectasia pulmonar?

Os sintomas da atelectasia pulmonar variam em função da extensão da lesão e da velocidade de sua instalacão. Nas atelectasias agudas, em geral, são:dor torácica, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos em que a atelectasia se desenvolve aos poucos, os sintomas não costumam ser muito evidentes e muitas vezes são confundidos com os da doençacausal. As atelectasias demoradas podem acabar gerando complicações como infecções, dilatações brônquicas e fibrose pulmonar.

Como o médico diagnostica a atelectasia pulmonar?

Além dos sinais esintomas, que podem dar uma primeira pista, o médico poderá confirmar o diagnóstico através da radiografia ou da tomografia computadorizada do tórax. O exame físico pode não ajudar muito porque a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atelectasia pulmonar
  • Atelectasia e fibrose pulmonar
  • atelectasia
  • Atelectasias
  • ATELECTASIA
  • Pulmonar
  • Tromboembolismo Pulmonar
  • Peste pulmonar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!