Homofobia e seu ponto de vista

Páginas: 11 (2611 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1. Introdução

Diante da relevância e da abrangência midiática, tornou-se um verdadeiro axioma a questão da violência, dadesigualdade e da intolerância sexual contra homossexuais em meio ao grande leque de diversidade existente em nosso país, haja vista as grandes mobilizações e concentrações de vários segmentos da sociedade. Podemos afirmar que não chega a ser utópico pensar que a população brasileira venha a conviver com menos injustiça social e aceitando os “diferentes” com tolerância. Dentro desse contexto éimportante salientar que:
A nova exclusão social também mostra a sua face no Brasil de hoje, expandindo-se rapidamente pelas grandes metrópoles, por intermédio do desemprego generalizado e de longa duração, do isolamento juvenil, da pobreza no interior de famílias monoparentais, da ausência de perspectiva para parcela da população com maior escolaridade e daexplosão da violência (Pochmann, 2013).
A exclusão social que engloba uma grande parcela da população vem tomando não só as grandes metrópoles como também nos lugares mais afastados, e nas mais diferentes classes. Esta exclusão que na maioria das vezes tem como alvo pessoas homo afetivas, que sofrem repúdio, e por muitas vezes são privados dos seus direitos de usufruírem de sua liberdade deexpressão por conta de perseguições homofóbicas, o caso se torna mais grave se o individuo não teve acesso à educação ou vem de família pobre.
A ideia de que o sujeito que apresenta expressões afetivo-sexuais diferentes do padrão sexual monogâmico homem/mulher é uma anormalidade, aberração ou desvio, não pode ser tida como ponto de vista normal ou comum e sim como uma forma variante de homofobia queprecisa ser revista dentro da nossa sociedade, pois cada sujeito é livre para manifestar sua identidade sexual e deve ser tratado sem discriminação, de modo que a expressão de sua sexualidade não o diferencie de outros.
A partir dessas reflexões, pretende-se expor neste trabalho primeiramente, um dado alarmante que precisa ser visto com afinco, a questão do ponto de vista dos religiosos evangélicose os que não seguem corrente religiosa, o modo de como o bullying tem relação direta com a homofobia, e a alternativa para que a homofobia se torne crime dentro do ordenamento jurídico, e quando a discriminalização por parte da sociedade e o modo como esses pensamentos estigmatizam aqueles que não se encaixam ao padrão sexual estabelecido.

2. Desenvolvimento

Há muito tempo que é notóriaa questão da diversidade cultural e religiosa em nosso país. No entanto chama a atenção o modo de como a sociedade ver a questão da diversidade sexual e como se porta diante da homoafetividade, haja vista, que vem ficando mais latente e necessário o debate, e a chegada a um consenso por envolver diversos segmentos pensantes. É nesse contexto que se propõe o alargamento das discussões que tenhamcomo tema central a reconstrução do conceito de diversidade.
“Desde 1997 o Brasil é citado em documentos internacionais como um dos países que mais comete violência contra homossexuais”. (Kotlinski, 2007).
De lá pra cá muito pouca coisa mudou: diariamente vemos nos noticiários reportagens que ganham destaque por falarem de pessoas que sofrem agressão física e por muitas vezes psicológicas, ou atémesmo outro tipo de violência por conta de sua “opção sexual” ou orientação sexual, quanto ao termo aqui usado temos duas correntes as que não seguem orientação religiosa, e as que seguem. Para Kotlinski (2007).
Ser homossexual não é uma questão de escolha, e sim, uma condição da pessoa. Podemos dizer que ninguém escolhe ser homossexual, ninguém vira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponto de vista
  • Ponto de vista
  • ponto de vista
  • ponto de vista
  • Ponto de vista
  • Do meu ponto de vista
  • Ponto de vista
  • Data recovery meu ponto de vista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!