homeostase

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Homeostase é um conjunto defunções dos diversos sistemas do nosso corpo que garantem o equilibrio de um organismo dando suporte a vida. Devemos a homeostase ao hipotalamoque é uma estrutura de grande relevancia para os processos de homeostase
Homeostasia ou homeostase é a propriedade de um sistema aberto, especialmente seres vivos, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condiçãoestável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon1 a partir dos termos gregos homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático".
Índice
  [esconder] 
1 Generalidades
1.1 Propriedades da homeostase
1.2 Mecanismos de homeostase: feedback
2 Homeostase ecológica3 Homeostase biológica
4 Homeostase no corpo humano
4.1 Exemplos
5 Outras áreas
6 Referências
7 Ver também
Generalidades[editar | editar código-fonte]
O uso mais frequente do termo refere-se à homeostase biológica. A sobrevivência de organismos vivos requer um meio interno homeostático; muitos ambientalistas acreditam que este princípio também se aplica ao meio externo. Um grande número desistemas ecológicos, biológicos e sociais são homeostáticos, mantêm o equilíbrio contrariando qualquer mudança, e caso não sejam bem sucedidos em repor o equilíbrio, isso pode conduzir à interrupção do funcionamento do sistema.
Sistemas complexos, como por exemplo o corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Mais do que apenas sobreviver, estes sistemas devem ter acapacidade de se adaptar ao seu ambiente externo e interno.
Propriedades da homeostase[editar | editar código-fonte]
Os sistemas homeostáticos exibem certas propriedades:
São extremamente estáveis;
Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio.
São imprevisíveis (o resultado de uma determinada ação pode mesmo ser o oposto do esperado).
Seguem-sealguns dos mais importantes exemplos de homeostase em mamíferos:
A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins.
A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões.
A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulaçãosanguínea.
A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. Estado de equilíbrio no corpo.
Mecanismos de homeostase: feedback[editar | editar código-fonte]
Ver: Retroalimentação
Quando ocorre a mudança de uma variável, o sistema pode reagir segundo dois tipos de feedback:
O feedback negativo é a reação pela qual o sistemaresponde de modo a reverter a direção da mudança. Visando a manter estáveis as variáveis, permite a manutenção da homeostase. Por exemplo: quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar a sua atividade e expelir mais dióxido de carbono. A termorregulação é outro exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce,receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.
No feedback negativo, o órgão X estimula o órgão Y, cuja função inibe ou paralisa a atividade do órgão X. Em outras palavras, o estímulo bloqueia o seu próprio "estimulador".
No feedback positivo, a resposta amplifica a mudança davariável. Isto tem um efeito desestabilizador, pelo que não contribui para a homeostase. O feedback positivo é menos comum nos sistemas naturais do que o feedback negativo, mas tem as suas aplicações. Por exemplo: nos nervos, um potencial elétrico limite desencadeia a geração de um potencial de ação muito mais elevado (ver também ponto de equilíbrio). Outros eventos de feedback positivo são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homeostase
  • homeostase
  • Homeostase
  • Homeostase
  • Homeostase
  • Homeostase
  • Homeostase
  • Homeostase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!