Hobbes

Páginas: 3 (742 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1. De que modo Platão desloca a questão da justiça do plano da discussão política para o plano da discussão da ética?

Platão, na República formula seu modelo ideal de cidade justa, que serve decontraponto para Atenas, cujo sistema político, à época, estava em decadência. Para definir o que é cidade justa, Platão começa a examinar o que é justiça.
Logo após as refutações feitas por Sócrates,sobre o conceito de justiça, contra os argumentos de Céfalo (de que a justiça consiste em dizer a verdade e devolver aquilo que se tomou por empréstimo), de Polmarco (que justiça seja beneficiar osamigos e prejudicar os inimigos) e de Transímaco (que a justiça é simplesmente aquilo que é vantajoso para os que tem poder no Estado), no qual, este último, Sócrates inverte o estatuto da totalidadepara provar que o homem justo terá uma vida melhor que o homem injusto e, portanto, a virtude humana da justiça é do interesse de quem a possui.
Até então o diálogo gira em torno do campo político,mesmo após a entrada de Adimanto na conversa, quando Sócrates defende que o objetivo de viver na pólis é para que as diferentes pessoas possam ter capacidade para prover a subsistência das outraspessoas, tendo que haver, por exigir uma cidade mais complexa, uma guarda bem treinada, ocasião em que as discussão parte para o campo da ética.
No campo ético da discussão, Sócrates admite que se acidade quiser ser feliz, terá de ser uma cidade virtuosa, sendo tais qualidades dependentes das classes que compõem a pólis. Nesse momento, Sócrates define quatro valores fundamentais que assegurariamuma cidade virtuosa: a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça. Sendo a primeira virtude (a sabedoria) contida em seus governantes. A segunda disposição (a coragem) seria inerente aos guardas dacidade. A terceira qualidade (a temperança) estaria por natureza ligada a submissão dos artesãos aos governantes. Quarto e último valor (a justiça) estariam embutidos no princípio da divisão social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes
  • HOBBES
  • Hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!