Hobbes

Páginas: 17 (4151 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
QUESTÕES PARA REFLEXÃO – 1º Bimestre – Ciência política e Teoria Geral do Estado:
1. Qual sentido de “virtú” no pensamento de Maquiavel? “Virtú” é sinônimo de virtude, tendo em conta o período renascentista em que a obra “O Príncipe” está inserida?
Para Maquiavel, virtú significa a capacidade de adaptação às situações ocorridas durante o governo e a reação tomada a fim de encontrar a melhorsolução para este problema. É a flexibilização que o governante possui para interpretar da melhor forma um risco e tomar a melhor atitude em relação a ele.
2. Qual fim deve ser perseguido pelo príncipe?
O importante para Maquiavel era alcançar o fim desejado não importando o que fosse preciso ser feito para isso. A partir da virtú o homem se adapta e escolhe a melhor decisão para o bem de todos.Maquiavel não olhava para os meios que se escolhiam desde que se chegasse ao fim esperado: bem comum.
3. Como as crueldades, em Maquiavel, podem ser bem e como podem ser mal empregadas?
A crueldade bem empregada era defendida por Maquiavel, desde que fosse feita de uma só vez, dessa forma o governante era temido. Já a crueldade empregada várias vezes não era positiva pois dessa forma ogovernante se tornava odiado e assim o povo não mais estaria do seu lado.
4. Ser amado ou ser temido? O que é mais seguro para o príncipe e por quê?
Maquiavel dizia que era importante ter os dois, tanto o amor que era frágil quanto ser temido. Mas já que não se podia, ser temido é mais seguro em vista da questão acima. O príncipe temido mantinha uma distância das atitudes do povo, ou seja, não faziamalgo com medo de sofrer alguma represália e assim mantinham uma relação de respeito.
5. Ora é o povo, ora são os grandes que fazem o príncipe. O príncipe tem mais facilidade de se manter no poder com apoio dos grandes ou do povo? Por quê?
Com o apoio do povo é mais fácil para o príncipe se manter no poder, visto que chegando ao poder pelas graças desse povo, a aceitação era mais positiva etranqüila, desde que o príncipe governasse para o bem comum, já em relação aos grandes era mais difícil pois havia muita intriga e briga pelo poder e isso poderia comprometer o governo do príncipe. Ocorreria o problema de “troca de favores” e assim a soberania ficaria enfraquecida.
6. Qual o papel da “fortuna” na obra maquiaveliana?
A fortuna é um tema que diz respeito às circunstâncias que poderiamfavorecer para a chegada do príncipe ao poder. Uma vez no poder, entretanto, o príncipe deveria ter a virtú, essa sim o faria se manter ao poder alcançado. Um homem com fortuna poderia chegar ao poder, destarte, mas deveria possuir a virtú para se manter nele.

7. Como é a natureza do homem em Maquiavel e qual a consequência para o seu pensamento político?

8. Para Bodin, a soberania é o “poderabsoluto e perpétuo de uma República”. Explique a afirmação.
Poder absoluto e perpétuo da República significa que o Estado em si era possuidor dessas características e não o príncipe, o qual era investido com o poder soberano em virtude de ocupar tal função e não porque era sua essência. Uma vez morto a soberania não deixava de existir pois esta se encontrava no Estado. O próximo príncipe queocuparia o poder também era investido com tal soberania que já estava lá com o Estado pronta para ser usada enquanto durasse essa ocupação.

9. Das prerrogativas da soberania, qual é a mais importante e por qual motivo?
Universalidade, Exclusividade e Inclusividade = PODER POLÍTICO
Incondicional, Independente e Supremo  características da Soberania
Maior prerrogativa da soberania era apossibilidade de CRIAÇÃO DAS LEIS. A razão disso era que um governo bom era aquele que dava e revogava leis para a melhor administração do povo (estabelecimento do Direito para resolução dos conflitos).
10. Quais são as formas de governo no pensamento de Bodin e como ele dialoga com os pensadores da Antiguidade?
Monarquia  Aristocracia  Democracia
11. Qual a forma de governo que Bodin entende como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes
  • HOBBES
  • Hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes
  • Hobbes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!