comex

Páginas: 10 (2450 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Potencial e limitações micro e macroeconômicas das empresas brasileiras, especialmente das micro e pequenas empresas-MPE, para atuar no comércio internacional

João Machado Neto
Analista Técnico-SEBRAE/RO
Administrador de Empresas-especialista em comércio exterior

Texto produzido no curso Economia Aplicada às MPE - Universidade SEBRAE/FGV agosto/2009


Introdução
É sabido que aabertura comercial e o processo de privatização e desregulamentação da economia brasileira ocorridos na década de 90, trouxeram como conseqüência uma relativa modernização da economia e maior abertura do país para o exterior.

Esse cenário obrigou setores produtivos do país a se atualizarem tecnologicamente para ganharem competitividade tanto no mercado interno quanto no seu processo deinternacionalização.

Assim, esse texto procura analisar o potencial e as limitações micro e macroeconômicas das empresas brasileiras, em particular as de pequeno porte, para atuarem no comércio internacional. A análise aponta alguns gargalos e sugere a realização, tanto por parte do setor público como do empresariado, de ações de curto e médio prazo para minimizar ou eliminar os gargalos queimpedem a maior inserção do Brasil nas transações com o mundo globalizado.


Potencial e limitações microeconômicas
Para um número considerável das empresas brasileiras, notadamente as micro e pequenas empresas-MPE, a possibilidade de realizar comércio com outros países, seja vendendo ou comprando, sempre foi uma possibilidade remota, pouca cogitada e difícil de ser alcançada. As trocasinternacionais nunca foram percebidas como uma possibilidade concreta de ampliação de mercado.

Analisado do ponto de vista da microeconomia, podemos listar os seguintes motivos de cunho interno à empresa, que causam essas dificuldades.

Foco acentuado no produto e no processo e não no mercado e no cliente;
Ausência de cultura de negócio internacional;
Deficiência nos controles gerencias e nagestão do negócio;
Cultura empreendedora incipiente;
Ausência de cooperativismo empresarial, imperando o isolamento;
Mão de obra pouca qualificada;
Baixo nível de escolaridade do empreendedor;
Baixa capacidade de investimento.

O conjunto dos fatores acima forma um mosaico que tem impedido a pequena empresa de romper as barreiras culturais, as limitações gerenciais e operacionais eincorporar ao seu negócio fatias do mercado internacional.

Mesmo levando-se em conta as variáveis externas como mercado e o ambiente negocial às vezes desfavorável, a superação dos entraves passa muito mais por uma mudança de comportamento empreendedor e visão estratégica por parte do empresário do que pela implementação de ações extra-firma vindas de algum ente público ou privado. Trata-sede verdadeira autotransformação do empresário na sua forma de entender cenários, perceber o mercado e de gerenciar o negócio, com vistas ao mundo globalizado.

Se essas questões forem superadas a MPE terá todas as condições de desempenhar importante papel nas trocas internacionais do Brasil a exemplo do que ocorre em países como Estados Unidos e Itália. Segundo Carlos Melo Brito no textoEstratégia de Internacionalização a MPE, em comparação com as grandes empresas, “apresenta flexibilidade e rapidez de reação no aproveitamento de oportunidades de negócio e maior personalização de contatos que sustentem um relacionamento a longo prazo baseado na confiança”, item muito importante nas relações de negócios com outros países. Além disso, a pequena empresa, no Brasil, representa umuniverso quantitativo expressivo e dinâmico, que por si só reúne enorme potencial de contribuição para a maior inserção da economia brasileira no comércio mundial.

Potencial e limitações macroeconômicas

Diante da valorização do real frente ao dólar nos últimos 5 anos e da ausência de acordos bilaterais que permitem o acesso a mercados importantes como os Estados Unidos, algumas empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMEX
  • Comex
  • Comex
  • comex
  • Comex
  • Comex
  • comex
  • Comex

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!