hjhjj

2375 palavras 10 páginas
VIABILIDADE DO LACTOBACILLUS CASEI EM SORVETE CASEIRO
Viability of Lactobacillus casei in homemade ice-cream
Bruno Gustavo Souza
Carolina Ragusa
Christiane Maciel Vasconcellos Barros de Rensis
Marcela de Rezende Costa
Kátia Sivieri*
SUMÁRIO
Os probióticos vêm ganhando uma importância considerável na nossa alimentação por proporcionarem efeitos benéficos ao bem-estar e à saúde humana. O presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade do microrganismo probiótico Lactobacillus casei em sorvete caseiro. A viabilidade foi avaliada aos 0, 7, 14, 21 e 28 dias após o processamento do sorvete através de contagens em meio MRS. Observou-se que durante toda a vida de prateleira do sorvete o L. casei se mostrou viável, com uma contagem média 6,32 a 7,14 log UFC.g-1.
Após 21 de dias armazenamento, houve uma queda de um ciclo logarítmico. O sorvete mostrou ser um bom alimento para a adição do probiótico apresentando uma boa viabilidade desse microrganismo durante os 28 dias de armazenamento congelado.
Termos para indexação: vida-de-prateleira, probiótico, produtos lácteos.

1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas o desenvolvimento acelerado do mundo industrializado tem afetado drasticamente o estilo de vida do homem e, como conseqüência, provocado certo desequilíbrio na qualidade de vida da população. Um grande número de pessoas passou a consumir dietas inadequadas e levar uma vida mais estressante, consequentemente resultou no aumento da incidência de doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas (BADARÓ, 2008). Tentando reverter essa situação, muitas pessoas têm procurado uma mudança no seu estilo de vida, começando pela busca de alimentos mais saudáveis ou que, ainda, além de suprir suas necessidades nutricionais, contribuam com benefícios à saúde e ao bem estar (FERREIRA, 2003). A indústria de alimentos, principalmente a de produtos lácteos, vem desenvolvendo novas modalidades de alimentos, que contribuem e atendem às exigências do mundo moderno.

Relacionados

  • 380680430124
    104210 palavras | 417 páginas