052.642.115-16

1122 palavras 5 páginas
Terras no DF

O Impacto ambiental das ocupações desordenadas de terras do Distrito Federal e entorno pode causar danos irreversíveis às áreas de proteção ambiental da localidade.

Um dos principais prejuízos causados pela falta de infraestrutura dos assentos a escassez dos recursos hídricos é a chegada do ponto de ocorrer a própria escassez de água no DF, por causa da ocupação desordenada no solo em áreas de nascentes, córregos, em fim, em áreas de suma importância em qualidade da vida.

Outra questão alarmente, é a retirada da vegetação para a ocupação. Segundo Gustavo Souto Maior (Especialista em gestão econômica), “Brasília é uma cidade privilegiada por possuir quase 43% do território constituído de áreas ambientalmente protegidas, porém, esse privilégio está sendo perdido aos poucos, devido às inúmeras e sucessivas invasões que vêm ocorrendo no Distrito Federal e entorno”.

Se continuar do jeito que estar, acabaremos perdendo nossa fauna e nossa flora, pois são tesouros muito importantes para a sociedade do Distrito Federal.

• Invasões

Um levantamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) mostrou que a ilegalidade ainda faz parte da realidade do DF. A pesquisa revelou a existência de 163 novas invasões, sem incluir os condomínios irregulares, e concluiu que nestas áreas são abrigadas cerca de 20 a 30 famílias. Porém, embora grande parte das invasões seja composta por barracos, muitas destas áreas irregulares comportam construções com infraestrutura ,adequada. A partir deste mapeamento, a meta do governo será incluir essas famílias na política habitacional do DF.

De acordo com a Secretaria de Habitação, as áreas invadidas não podem receber infraestrutura, pois não são reconhecidas oficialmente como habitacionais. Entretanto, existe um projeto do governo que prevê a regularização de alguns pontos do mapeamento – uma vez que eles estão ocupados há várias décadas e possuem infraestrutura. As pontas de algumas

Relacionados