Historiografia

Páginas: 13 (3220 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
1 - Introdução
Os homens vivem sob pressão no seu dia a dia, sabem lidar com os seus sentimentos e sentem uma necessidade de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
Vivem numa contradição,com as experiências vividas na polítca. Quando se fala em luta de classe, vem os valores que os homens vivência dentro de seus interesses como cidadão.
Mostra que a cultura faz parte da vida dohomem, não importa o tempo, pois os homens lutam por questões sociais, mesmo com resistência.
A história é inserida dentro da sociedade como um instrumento de alternativa para o estado social, de várias maneiras e visões. A população se organiza e se articula para vencer as dificuldades, elavive uma descoberta e acha sempre uma forma de dominar o poder econômico.
Os profissionais de históriatrabalham sempre com pesquisas para investigar o desconhecido, procurando construir o real,que abre para o historiador um campo vasto e o instrumental que terá nas mãos ajudá - o mais a perguntar que responder. Cria novos conceitos e mediação, mas sempre conservando o original. Dizia Thompson:"coser conceitos novos num pano velho".
Reordenar os conceitos implica o movimento contraditório, fazendo,desfazendo e refazendo; recuperar o que se perdeu e reconstituir sua razão.
As pesquisas podem ajudar a libertar várias histórias de preconceitos, rompe a lógica do capital presente em muitas investigações sociais. A história é uma experiência humana que pode ser contraditória,dessa forma pode - se tentar procurar entender porque o processo tomou o rumo certo, abandona-se a ideia de direção única einevitável.

2 - Documento - Atos e testemunho da História
O documento escrito fala por si mesmo. A história está em todos os lugares, independente de classe social, a história está onde existe a humanidade. Ao historiador cabe desvendar o verdadeiro lado da história, buscando na "raíz de um povo" fatos concretos com o máximo de veracidade.
Anres de teriniciado a escola positivista aspesquisas não eram feitas, pois bastava o que estava escrito; e o início da escola positivistada-se início a ciência na história, onde o maior obstáculo do historiador é comprovar que o documento é autêntico.
Amplia-se a noção do documento. Em 1929 surge a Escola dos Annales, que intensifica as pesquisas, ligado diretamente ao homem. Todas as certezas caem e o desafio se torna maior, e caminhos antesnunca percorrido por historiadores são vasculhados,ligando fatos históricos a memória.
A técnica em destaque. Na década de 60 com o auxílio da informática a pesquisa, a história se torna mais organizada e avançada cominterpretações mais precisas. Ao pesquisador cabe pesquisar e não usar o critério para designar o "bem e o mal" e evitar a ambiguidade.
Documento como expressão da experiência humana edocumento como investigação. Nas últimas décadas o historiador segue a risca o seu trabalho de pesquisa, seguindo uma linha de experiência humana,a supervalorização da humanidade, dando resultado aos processos de dominação e resistência.
O conhecimento histórico não está mais ligado somente ao saber erudito ou a escolha de um método, e sim a historiadores capazes de incorporar uma experiênciavivida, trazer para dentro de sua consciência os valores e as tradições de uma cultura.
História Social e Cotidiano. Ao historiador cabe dar as explicações globais dos fatos, que possa assegurar a exploração do homem pelo homem, em relações econômicas, políticas, sociais, entre outros.
Déa Tenelon, dá uma ideia de não ser um estudo do paralelo social ou político, mas um estudo sem subordinação econtrole, incorporando experiências humanas. Nestas lutas de derrotas e utopias nem sempre quem ganhou foi o melhor. Thompson adverte que em algumas causas perdidas na Revolução Industrial,ainda hoje existem, e devemser curadas.
Incorporar a história social, implica ao cotidiano a reconstrução e organização de grupos marginalizados do poder.
Linguagens e História. O historiador passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia
  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!