Historiografia

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
História

mauricio santos de oliveira

históriografia e cidadania

Londrina
2013

mauricio santos de oliveira

HISTÓRIOGRAFIA E CIDADANIA

Trabalho de História apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplinas de Teoria da História ,historiografia ,Históriamedieval,Sociologia da Educação ,Antropologia ,Seminário II.
Orientador: Prof. Reinaldo,Taíse,Julho ,Okçana,Giane ,Fábio

Londrina
Ano

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................7

INTRODUÇÃO
O estudo das relações “História- Cidadania” nos remete a um universo textual de diferentes gêneros de discursos, construídos a par- tir de lugares muito distintos, tendo em comum a referência à “cidadania” como objeto principal ou secundário. O discursohistórico é um desses gêneros, sem dúvida, mas sua presença nesse universo está muito longe de ser dominante.
Assim, nosso tema nos obriga a lidar com discursos variados e numerosos, diferentes do discurso histórico, uma circunstância que talvez torne oportunas duas ordens de considerações prévias e introdutórias a esta exposição: as relações entre tais discursos e as diferenças no interior do própriodiscurso histórico.
O universo textual da cidadania é essencialmente polifônico. Discursos produzi- dos a partir de lugares distintos entre si compõem uma polifonia de múltiplas vozes onde as da história soam, frequente- mente, fracas ou mesmo inexpressivas, no confronto com as vozes da filosofia, direito, política, sociologia, antropologia etc. Se compete ao historiador levar em conta outrosdiscursos que não o histórico, é igualmente necessário que esteja atento aos problemas resultantes das formas e dos pressupostos implícitos nas maneiras como, em geral, esses discursos se relacionam com o discurso histórico. Re- firo-me aqui, principalmente, a duas dessas formas: a noção de “história” como equivalente à “empíria”, domínio do factual ou “documental”, e a assimilação, a esta noção, dopróprio discurso histórico. Evidencia-se, a partir daí, o pressuposto “positivista” que entende a “história” apenas como fonte ou base de da- dos empíricos a serem trabalhados pelas ciências do social. Ocorre, ainda, que tais formas de relacionamento são portadoras, implicitamente ou não, de duas confusões no mínimo curiosas: confunde- se a ideia de História (matéria) com a de história (disciplina) ouhistoriografia ou melhor, não se sabe ao certo a qual delas se refere determinado discurso; confunde-se, também, todo e qualquer discurso histórico com o discurso característico da historiografia dita “positivista”, o que equivale a dizer que, em geral, a “história” que constitui o referente de tais discursos das ciências sociais constitui algo há muito criticado e superado pela historiografia.DESENVOLVIMENTO
Ao mesmo tempo, é forçoso reconhecer a realidade das dissonâncias existentes no âmbito dos próprios discursos históricos e tentar perceber, a partir desse fato, como e em que sentido a historiografia possui também sua parcela de responsabilidade nos processos acima descritos. Tentando simplificar ao máximo a análise das dissonâncias,, ,, , reuniremos esses discursos em doistipos,, ,, , aos quais chamaremos de “tradicionais” e “modernos”.
Para efeito apenas das suas vinculações com o nosso tema, os discursos “tradicionais”, herdeiros da historiografia oitocentista, caracterizam-se como “positivistas”, quanto ao método, e idealistas quanto aos pressupostos teórico- metodológicos. Enquanto prática historiográfica, tais discursos caracterizam-se,, ,, , sobretudo,,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia
  • historiografia
  • Historiografia
  • historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!