Cigarra

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
CIGARRA

Nome comum: Cigarra

Nome científico: Cicada orni

Ordem: Auchenorryncha

Aspectos Biológicos: Nessa subordem estão as cigarras, as cigarrinhas, as jequitiranas-bóia etc. Os Auchenorrhyncha têm um complexo mecanismo para produzir e receber sons, cujos componentes principais são o timbalo e o tímpano, localizados dorso e ventrolateralmente no abdome, respectivamente. O timbaloestá presente em ambos os sexos, mas é mais desenvolvido nos machos. Esse sistema está mais bem desenvolvido nas cigarras, que produzem sons audíveis. Entretanto, cigarrinhas e outros Auquenorrhynchos provavelmente produzem sons não-audíveis, como sinais acústicos transmitidos por meio das plantas em vez do ar (GALLO, D. et al. 2002) .
Na superfamília Cicadoidea é mais evidente terem os machos umaparelho produtor de sons, que fazem funcionar geralmente durante o dia e nas horas de mais sol. Cada cigarra emite um som cujo timbre lhe é peculiar. Quanto ao fim ou utilidade desse ruído, representando, evidentemente, um caráter sexual, é de crer que também desempenhe papel saliente na aproximação dos sexos. Em geral pouco ativas, as cigarras denunciam sua existência, mais pelo ruído queproduzem, que por voarem ou andarem à nossa vista. A duração do desenvolvimento postembrionário é sempre demorada, podendo ser de um à vários anos (LIMA, A. M. 1942) .
Muitos Fulgorideos, quando pousados, têm o hábito curioso de andar de lado e para trás. As formas jovens de Cicadelideos, além de morfologicamente semelhantes às adultas, tem hábitos idênticos. Assim é que também exibem o curiosohábito de deslocamento, já referido anteriormente para os Fulgorideos (LIMA, A. M. 1942).
Os Auchenorrhynchos reproduzem-se, em geral, por vai sexuada e oviparidade. A postura é feita sobre folhas e ramos ou no interior dos tecidos das plantas (GALLO, D. et al. 2002). O desenvolvimento é paurometabólico, havendo particularidades como nas “cigarras” referido como hipometabólico. Ninfa e adultos sãoexclusivamente fitossuccívoros (CORSEUIL, E. 2001).

Danos e Prejuízos causados: Em geral, os insetos vetores de patógenos causam dois tipos de danos: um decorre da ação do patógeno por ele transmitido, que provoca perdas nas plantas infectadas; o outro deve-se à ação direta da alimentação do inseto, seja através do consumo do tecido foliar ou sugando a seiva da planta infestada. 

Como foimencionado anteriormente, a cigarrinha é considerada a principal espécie vetora de patógeno em milho. Entre as doenças causadas por esses patógenos, destacam-se o enfezamento vermelho, enfezamento pálido e a virose da risca. As perdas que causam variam de 9 a 90%, dependendo da susceptibilidade das cultivares utilizadas, do patógeno envolvido e das condições ambientais. No Brasil, já foram registradasperdas de 28,6% na produção de milho devido à virose da risca.

Embora exista muita variação entre as cultivares de milho hoje disponíveis no mercado, em lavouras implantadas tardiamente há registro de até 60% de plantas infectadas. As plantas de milho são severamente danificadas quando infectadas pelos patógenos causadores dos enfezamentos, cujas perdas na produção podem chegar a 50% devido aoenfezamento vermelho e a 100% devido ao enfezamento pálido.

Os danos diretos causados pela cigarrinha-do-milho às plantas decorrem da sucção de seiva. Dependendo do estádio nutricional da planta e da densidade de infestação, pode ocorrer murcha e morte das plantas recém-germinadas. Experimentalmente foi observado que a densidade de 10 adultos por planta pode reduzir o peso seco do sistemaradicular em 62% e da parte aérea de plantas novas em cerca de 40%

Efeitos nas cultivares 

Uma coleção de 42 híbridos comerciais de milho foi avaliada para a incidência de adultos e ovos da cigarrinha. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os híbridos. O menor número de adultos da cigarrinha por planta foi nos PX 1373-A, Z 8501, AG 122, G 150-C and Z 8568. Já o menor número...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cigarra
  • A cigarra
  • cigarras
  • A cigarra e a formiga
  • A cigarra e a Formiga
  • A Cigarra E Formiga
  • A cigarra e a formiga
  • A Cigarra e a a Formiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!