historinha

Páginas: 2 (254 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em consideração os interesses dos alunos,davam aulas de eloqüência e sagacidade mental. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados.
As lições sofísticas tinham como objetivo odesenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Eles transmitiam todo um jogo de palavras, raciocínios econcepções que seria utilizado na arte de convencer as
pessoas, driblando as teses dos adversários.
Diferenças ente Sócrates e os sofistas:

- o sofista é umprofessor ambulante. Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade.

- O sofista cobra para ensinar. Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vidafilosófica: “ Filosofar não é profissão, é atividade do homem livre”

- O sofista “sabe tudo”, e transmite um saber pronto, sem crítica ( que Platão identifica com umamercadoria, que o sofista exibe e vende). Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que estáno interior de cada um

- O sofista faz retórica. Sócrates faz dialética. Na retórica o ouvinte é levado por uma enxurrada de palavras que, se adequadamentecompostas, persuadem sem transmitir conhecimento algum. Na dialética, que opera por perguntas e respostas, a pesquisa procede passo a passo, e não é possível ir adiante semdeixar esclarecido o que ficou para trás.

O sofista refuta por refutar, para ganhar a disputa verbal. Sócrates refuta para purificar a alma de sua ignorância
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historinha
  • historinha
  • historinha para crianças
  • Historinha de zaquel
  • historinha basica
  • Historinha incompleta
  • Historinhas infantis
  • historinhas em quadrinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!