Historia da contabilidade

Páginas: 10 (2461 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
A história da contabilidade, que inicia-se nos primórdios da civilização, é importantíssima para que possamos entender como o ser humano, dotado de grande capacidade de raciocínio, foi capaz de evoluir de maneira mais rápida e organizada, possibilitando um crescimento exorbitante de todo e qualquer tipo de atividades que exigissem um conhecimento das propriedades financeiras emateriais de um indivíduo ou de um grupo.
Dada a importância, de certa maneira “atemporal” da contabilidade para a evolução da humanidade como um todo, vamos a seguir conhecer de onde surgiram os primeiros relatos de esboços da utilização desta ferramenta até os dias de hoje, em que é utilizada de maneira muito mais avançada e detalhada.













HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Ahistória da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organizaçãoeconômica acerca do direito do uso do solo acarretou no rompimento da vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quandoestavam em maior volume, necessitando de registros.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
Naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvoreassinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
A partir do momento em que as operações econômicas tornaram-se complexas, o seu controle se refinou. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas emrendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

PERÍODO ANTIGO
Período que se inicia com as primeiras civilizações e vaiaté 1202 da Era Cristã.
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa oagrupamento de itens da mesma espécie.
Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.
Embora rudimentar, o registro, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta,"Matrizes" , por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo. Esta evolução permitiu que, paralelamente à "Aplicação", se pudesse demonstrar, também, a sua "Origem".
O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram diários e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia contabilidade
  • historia da contabilidade
  • A História da Contabilidade
  • História da Contabilidade
  • História da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!