bras cubas e sargento de milicias

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Análise das Obras
Memórias Postumas de Brás Cubas
Memórias póstumas de Brás Cubas se enquadra no gênero literário conhecido como sátira menipéia, no qual um morto se dirige aos vivos paracriticar a sociedade humana. É exatamente o que faz o narrador, ao contar a história de sua vida após o próprio falecimento. A leitura do romance deve levar em conta a dupla condição do protagonista: há oBrás vivo e o Brás morto.
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas.”Brás Cubas
  O Brás vivo é personagem da narrativa e vive umaexistência marcada pelas futilidades sociais, pela volubilidade sentimental e pelo desprezo que manifesta pelos outros. O Brás morto é o narrador, que é capaz de expor sem nenhum pudor os própriosdefeitos. Em primeiro lugar, porque já está morto e não pode mais ser atingido pela ira de seus contemporâneos. Em segundo, porque a condição em que está lhe dá a sabedoria necessária para perceber queseu modo de agir é semelhante ao de todos os seres humanos. 
A sociedade é caracterizada como o espaço do jogo entre aparência e essência, onde as pessoas interpretam papéis e fingem ser o querealmente não são. A impossibilidade de conhecer as profundezas da alma não impede o narrador de reconhecer a miséria moral da humanidade.
Essa descoberta é sustentada sem problemas pelo Brás vivo,embalado na filosofia do humanismo, que afirma que toda atitude humana, boa ou má, é justificável como um ato de preservação da espécie. O Brás morto, de sua parte, é capaz de olhar com ceticismo aprópria teoria, chegando a uma conclusão que nada tem de otimista: por ele, a espécie humana termina ali, já que não deixa herdeiros da “nossa miséria”.






Memórias de um Sargento de MilíciasMemórias de um Sargento de Milícias promove uma inversão do romantismo convencional. O humor, presente em narrativas românticas de forma tímida, ocupa o centro, funcionando como eixo condutor da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memórias de um País Distante, de Brás Cubas, e de um Sargento de Milícias,
  • Sargento de milicias
  • Sargento de milicias
  • Sargento de milicias
  • sargento de milicias
  • bras cubas
  • bras cubas
  • Bras cuba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!