HIstologia

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Sistema Circulatório
O sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. O sistema vascular sanguíneo é composto elas seguintes estruturas:
• Coração
• Artérias
• Vasos capilares
• Veias
O sistema vascular linfático inicia-se nos vasos capilares linfáticos, esses vasos terminam no sistema vascular sanguíneo. Uma das funções do sistema linfático é retornar ao sangue o fluído contidonos espações intersticiais. A superfície interna de todos os vasos sanguíneos e linfáticos é revestida por uma única camada de epitélio pavimentoso, originado do mesênquima, denominado de endotélio.
É comum dividir o sistema circulatório em vasos da macrocirculação, e vasos da microcirculação, vasos visíveis somente por microscópio. Os capilares são compostos de uma única camada de célulasendoteliais que se enrolam em forma de tubo. Estas células repousam em uma lâmina basal cujos componentes moleculares são produzidos pelas próprias células endoteliais.
As zônulas de oclusão desempenham importante papel na fisiologia do sistema circulatório. Em vários locais ao longo dos capilares e vênulas pós-capilares ou pericíticas, células de origem mesenquimal, dotadas de longos processoscitoplasmáticos, envolvem porções de células endoteliais. Estas células são chamadas pericitos.
A presença de miosina, actina e tropomiosina nos periquitos sugere fortemente que estas células também tenham uma função contrátil. Os periquitos se diferenciam para formar novos vasos sanguíneos e novas células do tecido conjuntivo, participando deste modo do processo de reparação dos tecidos.
Os capilaressanguíneos podem ser agrupados em quatro grupos, dependendo da continuidade da camada endotelial e da lamina basal.

1 – Capilar continuo caracterizado pela ausência de fenestras. Este tipo de vaso capilar é encontrado em todos os tipos de tecido muscular, tecidos conjuntivos, glândulas exócrinas e tecido nervoso.
2 – Capilar fenestrado, é caracterizado pela presença de fenestra nas paredesdas células endoteliais. Os capilares fenestrados são encontrados em tecidos onde acontece intercambio rápido de substancias entre os tecidos e o sangue, como o rim, o intestino e as glândulas endócrinas.
3 – O terceiro tipo trata-se de um capilar fenestrado destituído de diafragma.
4 – Capilar sinusóide, o citoplasma das células endoteliais exibe fenestrações múltiplas desprovidas de diafragmas.Os vasos capilares sinusóides são encontrados principalmente no fígado e em órgãos hemocitopoéticos, esses vasos interconectam as pequenas artérias com as veias. A circulação capilar é controlada por excitação neural e hormonal, e a riqueza de vasos da rede capilar é relacionada com a atividade metabólica dos tecidos.
Vasos sanguíneos com diâmetro acima de um certo tamanho
Todos os vasossanguíneos tem varias características estruturais em comum e apresentam um plano geral de construção. Entretanto, o mesmo tipo de vaso apresenta variações estruturais notáveis ao longo de seu percurso. Desta maneira, a distinção entre os tipos diferentes de vasos nem sempre é muito clara, uma vez que a transição de um tipo de vaso para outro fez-se de maneira gradual.
TUNICA INTIMA
Apresenta uma camadade células endoteliais apoiada em uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Em artérias, esta separada da média por uma lamina elástica interna, a qual é o componente mais externo da intima. Esta lamina possui aberturas que permitem a difusão de substancias para nutrir células situadas mais profundamente na parede do vaso.
TUNICA MÉDIA
É constituída principalmente por camadas de célulasmusculares lusas. Interpostas entre as células musculares lisas existem quantidades variáveis de fibras e lamelas elásticas, fibras reticulares, proteoglicanas e glocoproteinas. Em artérias, a túnica média possui uma lamina elástica externa mais delgada que separa esta da túnica adventícia.
TUNICA ADVENTICIA
A camada adventícia torna-se gradualmente continua com o tecido conjuntivo do órgão pelo qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histologia
  • histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!