escola de winnicott

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ESCOLA DE WINNICOTT

A Escola de Winnicott, relata sobre as teorias de Donald Woods Winnicott um inglês que nasceu em 1897, formado em medicina, inicialmente como pediatra bem sucedido, quandojá evidenciava sua preocupação com os aspectos emocionais de seus pequeninos pacientes na interação com as respectivas mães. Winnicott criou jogos bem conhecidos como da “espátula” e do “rabisco”(squigle) que era praticado com essas crianças.
Sendo supervisionado por M.Klein durante alguns anos. Publicou seu primeiro trabalho analítico em 1936, no qual estudou a relação entre os conflitosemocionais e os transtornos de alimentação.
Em 1945, ainda fortemente influenciado por M.Klein, Winnicott publicou seu clássico desenvolvimento emocional primitivo, no qual propôs que os desenvolvimentosemocionais primitivo podem ser processados em três etapas: Integração e personalização: na qual o bebe nasce num estado de não integração e vive num estado de dependência absoluta da mãe e apersonalização no sentido de que a pessoa da mãe habita-se no seu corpo. Adaptação à realidade: A mãe tem o papel fundamental de ajudar a criança a sair da subjetividade total e provê-la para a realidadeobjetiva. Crueldade primitiva: Nessa época, Winnicott afirmava que todo bebê tem uma carga genética com uma certa cota de agressividade que muitas vezes volta-se contra ela mesma.
Em 1951, surgem osestudos de Winnicott relativos aos fenômenos e objetos transicionais. Essa concepção seria ao fato da passagem do subjetivo mundo interno e imaginário do bebe para o objetivo e real mundo externo atravésde uma ponte de transição entre ambos os mundos. Assim denominado como espaço transicional ou “área da ilusão” portanto o transito entre a fantasia e a realidade. A área da ilusão consiste no fato deque o bebê vivencia o seio da mãe como fazendo parte do seu próprio corpo.
O Objeto transicional, como por exemplo travesseiro, um ursino de pano,etc., ocupa um lugar nesse espaço de ilusão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Winnicott
  • winnicott
  • WINNICOTT
  • winnicott
  • Winnicott.
  • Winnicott
  • Winnicott
  • Winnicott

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!