História do Tabagismo

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Quando os portugueses aqui desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco pelo contato com os índios. Os holandeses levaram o tabaco para a África do Sul. Os portugueses levaram o tabaco para aPolinésia. No final do século XVI, sob o reinado de Jaime I, foi proibido o uso do tabaco, considerado insalubre e imoral.
Tentativas de restringir a distribuição apenas elevaram o seu preço, fazendo comque o seu peso valesse o mesmo que a prata.
Na Turquia, Murad, por volta de 1630, furava o nariz dos fumadores com um cano de cachimbo.
Os usuários que insistiam no tráfico de tabaco eram condenadosà morte. As suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização sob a forma decigarro. O seu uso espalhou-se por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing.

Os impactos da política de preços eimpostos:
O aumento de preços é a medida mais efetiva - especialmente entre jovens e pessoas integrantes das camadas mais pobres - para a redução do consumo. Estudos indicam que um aumento de preços naordem 10% é capaz de reduzir o consumo de produtos derivados do tabaco em cerca de 8% em países de baixa e média renda, como o Brasil, além de gerar aumento na arrecadação de impostos para osgovernos.








Alguns Dados:
Produção anual no mundo: 6 trilhoes de cigarros
População fumante: 1,4 bilhões de pessoas


 Em 2010, a rentabilidade do tabagismo estava ao redor de 346,2bilhões de dólares, para um lucro líquido de 35,1 bilhões. Apenas para dar uma ideia do que representam esses valores, a mesma cifra é obtida somando-se os lucros em 2010 da Coca-Cola, da Microsoft e da redeMcDonald's (fonte: The tobacco atlas, da World Lung Foundation).

Doenças associadas ao tabagismo incluem:
várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão 9 , câncer dos rins 10 ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!