História da Educação

Páginas: 24 (5969 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
HISTÓRIA CULTURAL E EDUCACIONAL NA AMÉRICA

Assistimos nos últimos anos a uma vasta produção de balanços e análises de conjunto sobre a historiografia brasileira, movimento que procura analisar a sua trajetória refletindo, também, os rumos recentemente tomados pela pesquisa histórica no Brasil. Muitas obras procuram analisar a produção historiográfica brasileira, desde o século XIX,apontando os caminhos por ela traçados, as influências consolidadas e as tendências mais recentes.
A História da Educação, infelizmente, só aparece como campo de apreciação historiográfica numa coletânea, estando ausente dos balanços que analisam os vários campos da investigação histórica no Brasil. Por outro lado, inúmeras têm sido as publicações atinentes especificamente à História da Educação queprocuram analisar essa produção. Tem sido também profícua a publicação de obras coletivas que reúnem trabalhos sobre temas e períodos específicos e outras que apresentam estudos temática e temporalmente diversos. Nas obras analíticas sobre a historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial tem sido particularmente privilegiado, não podendo deixar de ser mencionada a influência daHistória Cultural, campo no qual têm sido feitas algumas das mais expressivas pesquisas, além dos estudos que vêm promovendo sensível inovação historiográfica nas dimensões administrativa e econômica do período. Ele não tem, contudo, despertado muito interesse nos historiadores da educação há várias décadas, ao contrário do que ocorre com o Império e a República. Nos balanços historiográficos ecoletâneas são raras as menções a trabalhos sobre a educação antes da independência. Nos congressos da área realizados mais recentemente, a proporção de trabalhos sobre o período colonial em relação ao total de inscritos e/ou apresentados não ultrapassa 3%.
Não é meu objetivo fazer, neste texto, uma revisão bibliográfica, mas julgo necessário incluir algumas referências, passo importante para a discussãosobre as possibilidades de inovação e as questões metodológicas que envolvem o estudo da História da Educação na América portuguesa na perspectiva da História Cultural. Cumpre, assim, notar a grande influência de obras tradicionais, que privilegiam as análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e as reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segundametade do século XVIII. A maior parte dessa produção analisa a estrutura da educação escolar em Portugal e em seus domínios do ponto de vista da legislação, dos projetos governamentais, da tributação e, algumas vezes, das idéias pedagógicas, privilegiando as fontes escritas e oficiais, emanadas no Estado ou da Igreja. São trabalhos que tratam a educação colonial de forma bastante generalizada,pouco se detendo nas especificidades regionais e nas condições concretas de realização das determinações governamentais a respeito da instrução. Não raro tomam situações ocorridas em uma capitania como sendo válidas para todo o território português na América. Considerando os pressupostos que os orientam – de procurar preferencialmente pela educação escolar e pelas iniciativas oficiais no sentido deorganizar, minimamente que fosse, esse tipo de educação – fica a idéia de uma relação uniforme entre Portugal e as várias partes de seus domínios.
Algumas linhas mestras podem ser notadas desde os mais antigos textos, publicados ainda no século XIX: o caráter brutal e despótico da colonização explicaria, em parte, o desprezo da coroa portuguesa para com a instrução no Brasil, deixando estatarefa aos jesuítas, apresentados com indisfarçáveis elogios ao seu pioneirismo e eficácia. De outro lado, valoriza-se também a ação do Estado, especialmente durante a administração do Marquês de Pombal, em detrimento da ação da Igreja, apontada como obstáculo ao progresso cultural, em vista de sua resistência às idéias ilustradas. São, assim, trabalhos inscritos numa tradição historiográfica na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • Historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!