História da educação e história cultural

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO3
Neste trabalho abordaremos temas muito importante como a cultura medieval ,a antropologia cultural a sociologia da educação que nos mostra a eticidade ou etnia ,que refere-se ás praticas e as visões culturais de uma determinada comunidade , que partilham bens culturais comuns como alinguagem , a comida, manifestações religiosas
E também abordaremos muitos outros temas importantes que veremos no decorrer do trabalho

2 DESENVOLVIMENTO
A idade media foi um período onde se desenvolveram fenômenos econômicos , sociais e culturais que resultam na classificação dessa temporalidade. A vida religiosa tomou espaço existente da politica e da cultura, as formas de agir e pensarestarão de acordo com as regras espirituais e o homem está sempre em contato com Deus em um ambiente sobressaturado forma seqüencial e historicizada, identifica o início, o meio e o fim desde a criação do mundo e dos homens, seguidos das profecias que anunciavam a salvação do mundo, o nascimento de cristo e o juízo final. E todas as atividades humanas estão inseridas nessa mesma lógica. Um grandeexemplo desse pensamento e que nos serve para compreender as representações da idade média são as hagiografias.( são obras que falam da vida dos santos, sempre na perspectiva de glorificação divina e da igreja cristã. Uma das hagiografias mais conhecidas é a legenda dos três companheiros que narra a vida de São Francisco de Assis.
Os pensadores da modernidade, envoltos em uma revolução cultural,inseridos em uma nova ordem política, social e econômica, não conseguiam encontrar apenas na religião as respostas para os desafios cotidianos. A racionalização das instituições, a laicização da cultura, o nascimento dos estados nacionais e as novas relações capitalistas de mercado, proporcionaram um pensamento contrário á lógica providencial, e ,com isso, de posse de um pensamento progressista eevolutivo, encarou a idade média como um tempo a ser superado.
Na cultura medieval temos a arquitetura, a escolástica como pensamento medieval e a literatura medieval. A arquitetura religiosa foi a mais expressivadas manifestações artísticas medievais. Dois grandes estilos definem a estética arquitetônica medieval: o romântico e o gótico. O estilo romântico, mais antigo, suas característicasmarcantes sãoa monumentalidade da construção e a horizontalidade, com grossas paredes de pedra ,maciços pilares e abóbadas circulares. As igrejas românticas representavam “fortalezas de pedra”, locais em que os homens experimentavam a proteção de deuse a sua autoridade, e assumiam uma atitude introspectiva(provocada pela pouca luz e pelo predomínio da horizontalidade).
Já o estilo gótico, aocontrário do romântico, apresenta paredes finas sustentadas por arcobotantes(suportes externos ao edifício),janelas enormes e luminosas vitrais, arcos em forma de ogiva, torres esguias e pontiagudas . A construção gótica expressava uma concepção teológica, a da escolástica nascente: é uma arquitetura de luz, lucidez e lógica. Na igreja gótica, o homem sente-se participe da criação divina eassume uma atitude de busca de Deus através da transcendência(verticalidade).
já a escolástica que era conhecida como o pensamento medieval, foi quando ampliou-se o interesse pelas letras e pelo conhecimento. Os mosteiros foram cedendolugar as escolas das catedrais, e o ensino passou para a mão de leigos que dependiam da licença da igreja para o estudo e o ensino. Professor passou a ser um oficio,e estudante, se não uma careira ,pelo menos um estilo de vida. Foi surgindo novos elementos para a cultura medieval, como um maior interesse pelo estudo da natureza. Ocorreu uma redescoberta da antiguidade clássica, iniciada com a tradução de textos bizantinos e posteriormente discutida nas universidades. Além disso formaram-se corporações de estudantes. Um dos resultados dos trabalhos dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA CULTURAL E HISTÓRIA SOCIAL
  • Historia das mentalidades e historia cultural
  • História da cultura e história cultural
  • História História Cultural
  • HISTORIA DAS MENTALIDADES E HISTORIA CULTURAL
  • História & história cultural
  • historia e historia cultural
  • História e História Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!