HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Páginas: 17 (4046 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor à distância.









SOROCABA/SP
2014
História da Educação e da Pedagogia
Somos feitos de tempos?
Somos seres históricos já que nossas ações e pensamentos mudam o tempo, à medida que enfrentamos os problemas. Não só,na vida pessoal, como também da experiência coletiva.
É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural do antepassado estabelecem projetos de mudanças. Ou seja, estamos inseridos no tempo no presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
Pensar o passado, porém não é um exercício desaudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não será morto, porque nele se funda as raízes do presente.
Se resultarmos desse movimento incessante é impossível pensar em uma natureza humana com característica universal e eterna. Não há um conceito do ser humano universal que sirva de modelo em todos os tempos. Não nos compreendemos fora da nossa prática social, porque esta por sua vez, seencontra mergulhada em um contexto histórico social concreto, com historia da educação, construímos interpretações sobre maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e critico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seusantecessores a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao caso. Se somos seres históricos nada escapam a dimensão do tempo.
A história da educação não é simplesmente uma disciplina. Ela trata da abordagem cientifica de recordes da realidade e oportunidade de estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram para observar a importância entre as questões deeducação estão engendradas nas relações que estabelecem entre as pessoas, nos diversos segmentos da comunidade.
É um fenômeno que sofre os efeitos do jogo de poder por estar de fato envolvida na política.



Reforma Protestante e da Contrarreformas Católica
A reforma protestante foi um movimento cristão que teve inicio no século XVI por Martinho Lutero. Ele protestou contra diversos pontosda doutrina católica e propôs uma reforma no catolicismo. Lutero foi apoiado por vários religiosos e provocou uma revolução religiosa que teve inicio na Alemanha e se estendeu por outros países. A resposta da igreja católica foi o movimento conhecido contrarreforma ou reforma católica iniciada no concilio de Tentro.
Na baixa idade media intensas transformações ocorreram em boa parte da Europa. Éimportante destacar a evolução intelectual e artística, o crescimento das cidades, o enriquecimento da burguesia, bem como o desenvolvimento do comercio, do artesanato e de outras ocupações profissionais as mudanças ocorridas no modo de pensar de uma camada da sociedade. O registro da formação de vários de movimentos e grupos religiosos demonstra que as mudanças também atingiram o terreno da fépreocupado com o avanço do Protestantismo e com a perda dos fieis, bispos e papas, se reúnem para traçarem um plano de reação onde ficou definido a catequização dos habitantes através das ações dos jesuítas, a retomada do tribunal de Santo Oficio – punir e condenar os acusadores de heresias e a criação do INDEX LIBRORUM PROIBITORUM (índice de livros proibidos para os católicos, evitando apropagação de ideias contraria da igreja católica). Eram obras que contrariavam os ensinamentos da igreja, como obras renascentistas e os livros de Luteros e Calvino. A reforma, na verdade, serviu para ajustar a sociedade ao modelo capitalista moldá-la as novas idéias e valores, alem das transformações econômicas na Europa. A reforma católica foi reforçada pela criação na companhia de Jesus, ordem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • História da educação e da pedagogia
  • a historia da educação e pedagogia
  • Historia da educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!