Hinduismo

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
TRABALHO DE TEOLOGIA – HINDUÍSMO
CULTO
A imensa maioria dos hindus praticam rituais religiosos diariamente, porém a observância destes rituais varia enormemente de acordo com as regiões, cidades ou aldeias e indivíduos. A maior parte dos hindus segue estes rituais religiosos em seus lares, costumam ter um canto especial onde colocam estampas e esculturas representando um ou mais deuses. Nafrente das estampas e imagens costuma haver um pequeno altar para a família celebrar o serviço divino.
Os hindus mais devotos também executam tarefas diárias, como venerar durante a alvorada, depois de se banhar (normalmente num santuário familiar, num ritual que também envolve o acendimento de uma lâmpada e a colocação de oferendas de alimentos diante de imagens das divindades), recitar osescritos religiosos, cantar hinos devocionais, meditar, cantar mantras, entre outros.
A maneira como se faz o culto pode variar muito, mas com frequência compreende o sacrifício, a oração, a recitação de textos sagrados e a meditação. Os atos religiosos pressupõem, antes de ser iniciados, que as impurezas devam ser anuladas ou neutralizadas antes ou durante o decorrer do ritual. A purificação, feitageralmente com água, é, portanto um aspecto típico da maior parte dos atos religiosos do hinduísmo. Após isso, prepara-se o sacrifício sempre de acordo com as regras tradicionais, também colocando arroz, frutas ou flores no altar. Feito isso, o adorador se inclina até o chão, com as mãos unidas, diante das imagens divinas. É comum recitar os textos sagrados e pronunciar o nome do deus, porém agrande maioria opta pela oração espontânea e pessoal.
Já o ritual no templo é oficializado por um monge, o diretor espiritual. No caso do templo que visitamos, o monge em questão chamava-se Shuame, que veio da Índia para o Brasil. O ritual é chamado de “Arati”, realizado todo o dia na parte da tarde possui várias oferendas simbólicas, como por exemplo: fogo, água, flores, um pano e por fim um leque,chamado de “Tchamar”. A simbologia do culto consiste em oferecer a um deus universal, os elementos que Deus nos concede na Terra.
A veste da grande maioria dos monges hindus é da cor ocre, também chamada de cor da terra. Eles utilizam como símbolo o “Om” para representar sua fé. O OM simboliza o Trimurti, uma união entre três deuses, sendo eles o Brahma (o criador), Vishnu (p conservador) e oShiva ( o destruidor). Assim, ele representa tudo – o meio e a meta de vida, o mundo e a Verdade atrás dele, o material e o sagrado, toda forma e o sem-forma, possuindo um efeito profundo no corpo e na mente de quem o canta e o ouve nos arredores.
Por fim, o que as pessoas buscam no culto é a paz de espírito. É a busca por espiritualidade sem estar ligado a uma religião e seus dogmas, conquistando apaz interior no praticante, que consequentemente a transporta para todos ao seu redor. “Não podemos pregar a paz para os outros sem sentir a paz dentro de nós”, salienta o monge que entrevistamos. Através dessa prática é possível conhecer a si mesmo, por que viemos e para onde vamos, e a partir daí conquistar autor realização e felicidade.
TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO
O calendário hindu,chamado de Panchang, segue as fases da lua, com cada mês começando junto com a lua nova. Os anos têm 12 meses com 29 dias e meio, totalizando 354 dias. As datas das comemorações andam 11 dias para trás a cada ano, com a adição de um mês extra a cada três anos. O ano é dividido em seis estações e duas metades. Os hindus consultam o calendário para calcular as datas dos festivais, bem como os diasauspiciosos para realizar rituais.
A vida Hindu é repleta de simbolismos, por isso existem festas e rezas para praticamente todas as situações possíveis. São cerca de 400 festejos, que podem variar de acordo com a região e a divindade celebrada.
As principais comemorações do hinduísmo são:
Shiva É uma comemoração realizada em honra de Shiva, um dos principais deuses hindu. Como demonstração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduísmo
  • hinduismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!