Higiene Oral

Páginas: 18 (4364 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
HIGIENIZAÇÃO ORAL EM PACIENTES INTUBADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo

A infecção da cavidade oral causada por higienização oral em pacientes intubados é frequente. Por isso, realizou-se um estudo bibliográfico com objetivo de identificar qual método de higienização oral é mais eficaz no combate a infecção oral de pacientes intubados, assim como descrever a respeito da importância dahigienização oral em pacientes intubados. Para tanto foram coletados artigos em bases de dados como Scielo, Lilacs e Pub med publicados entre 2000 a 2010. Foram encontrados 26 artigos que relataram a respeito dos métodos de higienização oral, sendo a solução anti-séptica o método mais utilizado. A não utilização de protocolos de higienização oral também foi evidenciada conforme a literaturapesquisada. Portanto, faz-se necessária a adoção de protocolos de higienização oral em pacientes intubados para diminuição de infecções nos mesmos.

Palavras- chave: Higienização. Protocolo. Infecções.


ORAL HYGIENE IN INTUBATED PATIENTS: A REVIEW


Abstract

The oral cavity infection caused by oral hygiene in intubated patients is frequent. Therefore, we carried out a bibliographic studyaimed to identify which method of oral hygiene is more effective against oral infection in intubated patients, as described on the importance of oral hygiene in intubated patients. For both items were collected in databases such as Scielo, Lilacs and Pub med published between 2000 to 2010. We found 26 articles that reported about the methods of oral hygiene, with an antiseptic solution, the mostwidely used method. The non-use of oral hygiene protocols also was evident as the research literature. Therefore, it is necessary to adopt protocols for oral hygiene in intubated patients to decrease infection in them.


Key words: Hygiene. Protocol. Infections
Introdução

Por ser um tema bastante extenso a higienização oral de pacientes hospitalizados, este estudo se delimitou a realização deestudos mais recentes a respeito dos métodos higiene oral em pacientes intubados para verificar a ação dos mesmos conforme demonstrado na literatura.
Na boca há continua colonização por bactérias e fungos, sendo que o acumulo bacteriano na boca é denominado biofilme que se forma virtualmente sobre as superfícies imersas em meio aquoso, natural. Entretanto a microbiota bucal sofre influências defatores externos como, por exemplo, antibióticoterapia, permanência em ambientes hospitalares e higiene bucal. Por isso, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) além da monitorização dos órgãos e sistemas envolvidos na patologia também é importante que haja o cuidado em partes não envolvidas para que não haja um prognóstico desfavorável no caso (MORAIS et al., 2006).
Pois, pacientes internados em UTIsão frequentemente acometidos por infecções, em especial devido a não ser dada muita importância a higienização oral do paciente que está na UTI. Para Kahn et al. (2008) é preciso que sejam criados protocolos de controle de infecção da cavidade oral o que contribuirá para redução de mortalidade de pacientes internados. O autor referido acrescenta que medidas simples como limpar os dentes dospacientes com escovas dentais duas vezes ao dia e realização de uma profilaxia profissional uma vez por semana reduz a mortalidade de pacientes internados que contraíram pneumonia enquanto estavam internados.
Brito et al. (2007) corrobora com a ideia de que a higiene oral em pacientes adultos internados em uma UTI é fundamental para que evitar que infecções orais compliquem o estado geral do paciente.Por isso, a enfermagem tem por função a promoção de uma boa higiene oral. Martins et al. (2009) acrescentam que para higienização oral do paciente o enfermeiro deve seguir os seguintes passos: lavagem das mãos, posicionamento do paciente em decúbito lateral para evitar aspiração de secreções provenientes da cavidade oral, explicação do procedimento ao pacientes , utilização do antisséptico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • higiene oral
  • Higiene Oral
  • Higiene oral
  • Higiene oral
  • higiene oral
  • Higiene oral
  • higiene oral
  • higiene oral em paciente entubados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!