Voliência e Criminalidade

581 palavras 3 páginas
Existe uma grande diferença entre violência e criminalidade, pois há crimes que não são cometidos com violência física e existem atos violentos que não constituem crime, por exemplo, Luta de Box, Karatê, esportes com golpes violentos que muitas vezes fraturam ou provocam cortes, mas que não são considerados crimes. Já uma briga de rua tem caráter violento e se trata de um crime.
A violência e criminalidade não são sinônimas. Enquanto a violência é constrangimento físico ou moral, a criminalidade é a expressão dada pelo conjunto de infrações que são produzidas em um tempo e lugar determinado, é o conjunto dos crimes.
Quando matematizada objetiva o índice de criminalidade, por exemplo: a escalada semanal da violência começa na sexta-feira à noite, atingindo o ápice no domingo. Na época do verão a violência cresce e, consequentemente, os índices de criminalidade aumentam, porque as pessoas saem mais de casa.
Por isso o verão é clima de risco. Então, a criminalidade é o resultado da violência. Claro que robustecida pela agressividade, sendo essa uma disposição para o desencadeamento de condutas hostis, destrutivas. E o comércio de drogas está grandemente por trás disso.
O que vemos também é que há uma guerrilha urbana contra a comunidade e o Estado, que se caracteriza, por exemplo, por meio de assalto a banco, rapto de pessoas influentes e mesmo um sequestro relâmpago (tipo de crime em que, sob a mira de uma arma, a vítima, posta em obediência inquestionável, é rendida e tem seu dinheiro sacado, mediante seu próprio cartão magnético, em favor do marginal).
Em virtude disso tudo, as grandes cidades estão se tornando um amontoado de pequenos castelos murados, isto é, mora-se em prisões. O crime evolui com o tempo e a tecnologia tem auxiliado os marginais e modernizado as condições para a ação delitiva. Portanto, a tecnologia interfere negativamente na segurança pessoal, robustecendo a criminalidade, a exemplo da internet na pedofilia.
O aumento da violência e

Relacionados