Hidrologia

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
EXERCÍCIOS DE HIDROLOGIA
1) Considerando a rede de drenagem representada abaixo, delimitar as bacias a partir dos pontos A, B, D e F.

2) Considerando a bacia representada abaixo, determinar a precipitação média pelos métodos da média aritmética e de Thiessem, considerando as precipitações apresentadas em cada estação climatológica e a área de abrangência no quadro, respectivamente, de cadaestação.

Precipitação
(mm)
Área
(Km2)
68,0
0,7
50,4
12,0
83,2
10,9
110,5
9,5
115,6
12,0
99,5
2,0
150,0
9,2
163,7
5,4
180,3
8,2
208,1
7,6







3) Para os dados descritos abaixo, determine as características físicas de uma determinada bacia hidrográfica:
Comprimento do curso d’água principal: 9,5 km
Comprimento de todos os cursos d’água: 23,8 km
Comprimentolongitudinal da bacia: 10,2 km
Perímetro da bacia: 32,9 km
Área total da bacia: 55,6 km2
Altitude do exutório: 215 m
Altitude da nascente: 425 m
Altitudes de pontos intermediários: 298, 323, 376 m
Distâncias desses pontos ao exutório: 2,6; 4,8; e 6,9 km

4) Descreva o ciclo hidrológico constando todas as suas fases.

O conceito de ciclo hidrológico (Figura 4) está ligado ao movimento e àtroca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada se caia (precipitação) e que, uma vezna superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo). Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar-se.
A água que seinfiltra no solo é sujeita a evaporação direta para a atmosfera e é absorvida pela vegetação, que através da transpiração, a devolve à atmosfera. Este processo chamado evapotranspiração ocorre no topo da zona não saturada, ou seja, na zona onde os espaços entre as partículas de solo contêm tanto ar como água.
A água que continua a infiltrar-se e atinge a zona saturada, entra na circulaçãosubterrânea e contribui para um aumento da água armazenada (recarga dos aquíferos).

5) Defina BACIA HIDROGRÁFICA

A área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. Compõe-se basicamente de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos d’água que confluem até resultar um leito único noexutório.
Sistema físico onde a entrada é o volume de água precipitado e a saída é o volume de água escoado pelo exutório, considerando-se como perdas intermediárias os volumes evaporados e transpirados e também os infiltrados profundamente.
Área definida topograficamente, drenada por um único curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda vazão efluente seja descarregada por umaúnica saída.

6) O que é uma micro bacia hidrográfica

Do ponto de vista físico é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos) que deságua em um rio principal, podendo até ser classificada como uma pequena bacia.

7) O que é uma sub bacia hidrográfica

Bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal


8) Defina TEMPO DE CONCENTRAÇÃO

Tempo, apartir do início da precipitação, que a água leva para percorrer a distância entre o ponto mais remoto da bacia e o ponto de deságüe. Ou seja, é o tempo necessário para que toda a bacia passe a contribuir na seção de deságüe.

9) Enumere e descreva os tipos de divisores de uma bacia hidrográfica

Divisores de água:

O deflúvio de uma bacia é composto de água que atinge os álveos após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hidrologia
  • Hidrologia
  • Hidrologia
  • hidrologia
  • HIDROLOGIA
  • Hidrologia
  • Hidrologia
  • HIDROLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!