o samba

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

O Samba








Trabalho apresentado para a:
V.F. DE ESTÉTICA



Produto cultural: Samba
1ª questão:
Descrevendo o Samba:
O samba é reconhecido como um gênero musical derivado de um tipo de dança e raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
O samba se manifesta através de dança acompanhada porfrases melódicas e refrãos de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no recôncavo baiano.
No Rio de Janeiro, a dança era praticada pelos escravos libertos e se incorporou a outros gêneros como a polca, o maxixe, o lundu e o xote tendo um caráter singular nas primeiras décadas do século XX.
Em 1917 com a gravação do disco de “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba a ser gravadono Brasil segundo Biblioteca Nacional, é que o sucesso foi alcançado contribuindo para a divulgação e popularização deste produto cultural como gênero musical.
Na década de 1930 virou símbolo da identidade nacional brasileira sendo inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical, surgindo assim muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João daBaiana, Pixinguinha e Sinhô, todos conhecidos como samba de maxixe.
Conforme o samba no Rio de Janeiro tomava força no mercado musical, tocando em larga escala nas rádios, ele se espalha pelos morros cariocas e bairros da zona sul e o preconceito por suas origens negras vai se dissipando conforme vai conquistando também a classe média.
Curiosidade: Carmem Miranda, uma cantora luso-brasileiraajudou a divulgar o samba em nível internacional no filme THE Gang’s All Here.
Na década de 1940 o mundo vê o Brasil como o berço do Carnaval e do samba. Porém o samba já estava cada vez mais industrializado pela indústria fonográfica e com o surgimento da bossa nova, se tornava cada vez mais distante o caminho entre o samba e suas raízes populares.
O “Movimento da Revitalização do Samba de Raiz”foi promovido no início da década de 1960 sendo promovido pelo Centro Popular de Cultura, tendo como parceria Uni~]ao Nacional dos estudantes, abrindo espaço assim para o aparecimento do bar Zicartola e de musicais como “Rosa de Ouro” produzido por Hermínio Bello de Carvalho, revelando Araci Cortes e Clementina de Jesus.


Samba urbano contemporâneo
A partir do ano 2000 após uma imensa viagemdo Samba por diversas categorias musicais, agregações de valores e de movimentos sambistas e de descobertas de músicos e contradição de tradições, surgiram alguns artistas que buscavam se reaproximar do “samba de raiz”.
Artistas como Marquinhos de Oswaldo Cruz, Teresa Cristina e Grupo Semente contribuíram para reabilitação da região da Lapa, assim como Edu Krieger.
Edu Krieger foi gravado pornomes como Roberta Sá e Maria Rita.
Em 2004 o ministro da cultura Gilberto Gil apresentou a UNESCO o pedido de tombamento do samba como Patrimônio Cultural da Humanidade na categoria “Bem Imaterial” através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
2ª Questão:
A morte do autor:
A morte do autor e o samba:
Relacionado à morte do autor com o samba no Brasil, identificamos que ojeito de fazer samba mudou bastante, e com o passar do tempo surgiu a variação “pagode”, que nada mais é do que uma forma mais suave de se fazer esta musica animada. As letras mais melancólicas e mais românticas, com uma expressão mais tranquila de fazer o samba. Alguns dizem que esta variação não possui qualidade e que é uma afronta ao samba, que muitos são amantes neste país.
Podemos dizer quehá morte do autor neste caso? Na verdade o autor, o criador do samba morreu, mas a criação em cima daquilo que ele deixou se torna livre a partir deste momento, e tudo o que se faz com esta influencia está ligado a esta morte do autor. Quando dizemos que “nada se cria, tudo se copia”, estamos esclarecendo que todos nós temos ligações diretas com influencias e experiências vividas anteriormente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • samba
  • Samba
  • Samba
  • O samba
  • Samba
  • Samba
  • samba
  • samba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!