saude e sociedade

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA - ENSEFAR
CURSO: ENFERMAGEM








SÍNTESE




MACEIÓ/AL
JUNHO/2013

Ao longo dos anos, a saúde e a doença tornaram-se alvos de discursões, cuidados e influenciaram muitas mudanças por todo o mundo. E a busca por uma vida mais saudável tem sido a preocupação das pessoas - que assumiram umpouco a responsabilidade pelo seu corpo - e dos governos - que cada vez mais percebem a importância de proporcionar um ambiente saudável. Mas o que é estar saudável? Aliás, o que é saúde? O que é doença?
Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde), saúde é o completo estado de bem-estar físico, mental e social. Durante um tempo esse conceito teve efeitos positivos, pois juntava pela primeira vezfenômenos socias e psíquicos. Só que o tempo passou e esse conceito ficou ultrapassado. Precisamos lembrar que estamos constantemente circulando entre o estado de saúde e doença. No livro, A Doença, Berlinguer comenta o conceito dado a saúde pela OMS, "A Organização Mundial da Saúde [...] tentou dar uma definição a mais abrangente possível".
E não é só entre os anos que o conceito vai mudando,mas também entre as pessoas. Quando perguntados o que é saúde e doença, as respostas variam de acordo com a idade, sexo, crença religiosa, classe social, emprego, experiências de internações, entre outros. De acordo com Berlinguer isso é o que podemos chamar de "a ótica do observador".
Os paradigmas da saúde-doença foi evoluindo com o passar do tempo e se adequando às necessidades de cada época.Na baixa Idade Média, por exemplo, a doença era uma forma de punir os pecadores e a saúde era um privilégio para os seguidores fiéis (Modelo Mágico-Religioso). É a época das bruxas, fogueiras, penitências, castigos, do obscurantismo. Obscurantismo que foi considerado um atraso no conhecimento. Na Grécia antiga é onde começa o pensamento racional com uma visão ingênua, suposições, explicaçõesnaturais e busca por equilíbrio do corpo, da mente e do ambiente (Modelo Empírico- Racional). E chegamos em fim à Modernidade, a época das mais importantes descobertas cientifícas - descoberta das bactérias, dos microorganismos, desenvolvimento da indústria farmacêutica. E é no século XIX que os determinantes sociais são encaixados no conceito de saúde-doença e vistos como um dos importantes fatores noprocesso (Modelo do Determinismo Social, modelo apoiado por Karl Marx). Os dois últimos modelos são: Modelo Biomédico, anterior ao Modelo Determinista e o mais utilizado atualmente e o Modelo Holístico que é o conceito de saúde-doença mais moderno e completo.
A super especialização, a fragmentação, o retorno ao paradigma unicausal - retrocesso visto apenas no Modelo Mágica-Religioso -medicalização, desconsideração com os fatores sociais e subjetivos, um modelo que aumenta as desigualdades sociais, privilegiando os que podem arcar com os custos do tratamento: Modelo Biomédico. É o modelo hegemônico, mas muito restrito. Então, qual o conceito mais atual de saúde-doença?
Saúde não é só a ausência de doença. E doença não pode ser atribuída a apenas um causa (Paradigma Unicausal). "[...] asaúde humana é influenciada, não apenas por fatores específicos, mas pela integração entre eles" ¹ (Paradigma Multicausal). Então para determinar o conceito mais abrangente de saúde-doença precisamos olhar em volta e perceber/determinar os fatores que influenciam uma vida saudável. Vamos começar, então, falando do papel importante do território.
Primeiro, o que é território? É uma região delimitadacontrolada por um grupo de pessoas, onde existem relações entre o meio e a própria sociedade. Mas qual a sua relação com a saúde? Vamos parar para pensar, como se manter saudável se as condições básicas de higiene e saúde são negadas ou não chega a todos? Em uma das microáreas da Unidade de Saúde da Família (USF), em Maceió/Alagoas, Village Capestre I, observa-se a falta de saneamento básico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude e sociedade
  • saude e sociedade
  • Saúde e sociedade
  • Saude e sociedade
  • Saúde e Sociedade
  • Saúde e Sociedade
  • Saude sociedade
  • saude e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!