HIDRAULICA DOS SOLOS

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA- UNISUL













medidas de pressão













Tubarão
2014

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA- UNISUL














medidas de pressão

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Mecânica dos Solos 2.

Universidade do Sul de SantaCatarina

Orientador: Ismael Medeiros

Tubarão
2014


Sumário
MEDIDAS DE PRESSÃO 4
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. HIDRÁULICA DOS SOLOS 4
2. CAPILARIDADE DOS SOLOS 5
3. PERMEABILIDADE DOS SOLOS 5
4. PERCOLAÇÃO 6
5. REDES DE FLUXO 7 6. IMAGENS ...............................................................................................................8
7.CONCLUSÃO........................................................................................................10
















MEDIDAS DE PRESSÃO


1. INTRODUÇÃO

O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido. A pressão é uma propriedade intrínseca a qualquer sistema, e podeser favorável ou desfavorável para o homem: a pressão que um gás ou vapor exerce sobre a pá de uma hélice, por exemplo, pode ser convertida em trabalho. Por outro lado, a pressão da água nas profundezas do oceano é um dos grandes desafios para os pesquisadores que buscam novas fontes de recursos naturais.
No nosso trabalho calculamos as medidas de pressão piezométrica exercida pela água atravésdos conceitos já estudados de hidráulica dos solos.

1.1. HIDRÁULICA DOS SOLOS

Às vezes o engenheiro se defronta com situações em que é necessário controlar o movimento de água através do solo e, evidentemente, proporcionar uma proteção contra os efeitos nocivos deste movimento.
Do ponto de vista prático, a água pode ser considerada incompressível e sem nenhuma resistência ao cisalhamento, oque lhe permite, sob a ação de altas pressões, penetrar em micro fissuras e poros, e exercer pressões elevadas que levam enormes maciços ao colapso.
Um aspecto importante em qualquer projeto em que se tenha a presença de água é a necessidade do reconhecimento do papel que os pequenos detalhes da natureza desempenham. Assim, não basta apenas realizar verificações matemáticas, mas também recorrera julgamentos criteriosos dessas particularidades, pois que elas nem sempre podem ser suficientemente quantificadas.


2. CAPILARIDADE DOS SOLOS

O Efeito de Capilaridade, de acordo com LEINZ & LEONARDOS (1982), consiste em um “fenômeno físico da modificação do nível de líquidos, devido ao contato da sua superfície com um sólido. Assim, em rochas permeáveis, em virtude da atração capilar, a águaé elevada e mantida a uma certa altura dependente do tipo de rocha”, ou seja, trata-se de um movimento d’água contrário à ação gravitacional, onde devido ao contato do líquido com o sólido, resulta na adesão entre estes, combinando com a tensão superficial no topo da coluna de água, sendo que as moléculas do líquido são fortemente atraídas pelas moléculas do sólido.

3. PERMEABILIDADE DOS SOLOSA permeabilidade é a propriedade do solo que permite que a água ultrapasse o mesmo, através de poros vazios do solo. Existe uma maior e uma menor dificuldade de escoamento dessa água, isso vai variar de acordo com o solo em que a água se encontra.
Se a água vai escoar através de um solo mais granular, como a areia, a água tem mais facilidade de se transportar devido à alta porosidade do solo,facilitando o fluxo da água através dele.
Nos solos mais finos, como argila, acontece o contrário. A água não ultrapassa com facilidade, pois não possui a mesma quantidade de poros vazios devido aos componentes do solo, dificultando no fluxo da água por ele. Então, se conclui que esse tipo de material é o ideal para impedir a passagem da água em alguns lugares. Próprio para a construção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula Hidráulica do Solo
  • Hidraulica
  • hidraulica
  • hidraulica
  • Hidraulica
  • Hidráulica
  • hidraulica
  • Hidráulica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!