PERMEAILIDADE

587 palavras 3 páginas
O método do permeâmetro de Guelph (PG) envolve perfurar um pequeno orifício vertical e cilíndrico até uma profundidade pré-estabelecida. A extremidade do equipamento onde ocorre a saída de água é mantida dentro e apoiada no fundo do orifício, em seu centro. O sistema de despressurização tipo “frasco de Mariotte” permite que as lâminas de água utilizadas nos ensaios de infiltração sejam estabelecidas e mantidas em equilíbrio dinâmico, permanecendo essencialmente as mesmas durante o processo (Reynolds e Elrick, 1985).
Fontes de variação inter-relacionadas que afetam os valores de condutividade hidráulica do solo saturada obtidos pelo método PG incluem: (i) heterogeneidade e anisotropia do solo; (ii) obtenção de taxas de fluxo de equilíbrio dinâmico; (iii) água no solo infiltrada anteriormente em outros níveis de carga hidráulica (H); e (iv) tamanho de bolhas de ar no permeâmetro. A influência de alguns dos fatores mencionados depende especificamente da quantidade de água contida anteriormente no solo. Por exemplo, soluções analíticas que negligenciam o componente de fluxo não-saturado podem superestimar significativamente a condutividade hidráulica, em solo seco, obtida pelo método. A compactação da parede pode contribuir para valores muito baixos de condutividade hidráulica em um solo úmido (Elrick et al., 1990).
A influência do conteúdo inicial de água sobre a estimativa da condutividade 11 hidráulica do solo saturado foi estudada por Bagarello e Provenzano (1995). Os resultados mostraram que este fator afetou significativamente os resultados determinados pelo permeâmetro de Guelph. Em particular, foram obtidos valores de condutividade hidráulica do solo saturado decrescentes quando o solo apresentava maior conteúdo inicial de água.
Para o cálculo da condutividade hidráulica do solo saturado pelo método do permeâmetro de Guelph (PG), utiliza-se a seguinte equação (Soil Masture
Equipment Corporation, 1991):
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) s 2 1 K

Relacionados

  • Trabalho 4bi De Mec Permeabilidade
    644 palavras | 3 páginas