hhdbhbd

765 palavras 4 páginas
Resumo do filme: “O show de Truman”, com relação ao comportamentalismo.

O filme mostra a vida de Truman Burbank, um homem que tem uma vida pacata, é casado com uma enfermeira e trabalha numa corretora de seguros. Sua vida é monótona, todos os dias ele se levanta vai para o trabalho encontra os vizinhos e repete sempre a mesma frase “bom dia, e se não nos vermos mais, boa tarde e boa noite”, no caminho encontra sempre dois velhinhos que sempre dizem que irão ao trabalho dele fazer um seguro e isso nunca acontece.
Inicialmente Truman não sabe que, desde seu nascimento ele vive em uma realidade construída por um programa de televisão, transmitido 24 horas por dia para bilhões de pessoas do mundo todo. Seus familiares, esposa, amigos, colegas de trabalho e os demais habitantes da cidade fazem parte de um elenco. Pequenos indícios levam Truman a questionar a realidade harmônica em que vive. O desenrolar do filme se dá a busca do personagem pela verdade sobre sua existência.
A vida de Truman é um verdadeiro reality show, onde, o produtor do programa (Christof) acredita no controle das ações humanas, para prova disso ele criou tal programa líder em audiência, porque tem como personagem principal um sujeito que desde cedo foi educado por reforços positivos e negativos e por reflexos condicionados.
O filme se passa em uma ilha cenográfica e para manter Truman nela Christof, reforça de maneira negativa a permanência do homem simulando a morte de seu pai por afogamento, fazendo com que ele tenha medo do mar e, portanto, não tinha coragem de pegar um barco e sair da ilha. Controlar uma pessoa não é uma tarefa fácil, pois, todo ser humano tem sua subjetividade. Podemos perceber que no filme a subjetividade dele é despertada logo que conhece Sylvia, onde surge um amor a primeira vista, este foi o primeiro ato que “fugiu” do controle do diretor, mas, a equipe a retirou de cena imediatamente. Porém, a saída da moça não impede que Burbank continue apaixonado, este é um dos

Relacionados