HexamincobaltoIII

1230 palavras 5 páginas
Sumário

Introdução: 02

Procedimento experimental 03

Resultados e Discussão 04

Conclusão 05

Referência Bibliográfica 05

Anexos 06

Introdução
Complexos de coordenação, são formados por um átomo central, rodeado por ligantes (base de Lewis) que podem ter a capacidade de doar como de receber densidade eletrônica, para diminuir o máximo possível a energia do sistema. No caso do experimento em questão o complexo [Co(NH3)6]Cl3 foi sintetizado e caracterizado utilizando as técnicas de IV, UV-VIS, e condutometria.
O complexo hexaamincobalto (III) é também conhecido como “Complexo de Werner”, nome dado a um dos pioneiros na técnica dos compostos químicos de coordenação. O complexo é constituído por 1 cátion e três ânions Cl-. O termo “amin” se refere amônia e o prefixo “hex” significa seis, se referindo as seis amônias ligadas ao cobalto.
Complexo diamagnético, estrutura octaédrica de baixo spin. O cátion obedece a lei dos 18 elétrons e é considerado um complexo inerte de troca. Como é um produto inerte pode ser recristalizado sem mudar sua forma, com a adição de ácido clorídrico.
O cloreto é um contra-íon, e tem como função balancear a quantidade de cargas do complexos, ele pode ser substituído por nitratos, brometos, iodetos para poder satisfazer o complexo [Co(NH3)6]X3. A cor do complexo é um amarelo bem forte tendendo ao laranja com diferentes níveis de solubilidade em água.
Os espectros eletrônicos de íons e complexos de metais de transição são observados nas regiões do visível e do ultravioleta e trazem informações sobre o comprimento de onda da luz absorvida, isto é, sobre a energia necessária para promover um elétron de um determinado nível de energia, para um nível mais

Relacionados

  • RELAT RIO 1 INORGANICA EXPERIMENTAL
    2815 palavras | 12 páginas