RELAT RIO 1 INORGANICA EXPERIMENTAL

2815 palavras 12 páginas
2 PROCEDIMENTO
2.1 SÍNTESE DO CLORETO HEXAAMINOCLOROCOBALTO (III)
Primeiramente, em um béquer com 50ml de água destilada deixou-se em um banho de gelo, para que fosse utilizado no final do procedimento.
Dissolveu-se 2g de NH4Cl em 10ml de água destilada contida em um erlenmeyer de 125ml, aqueceu-se a solução lentamente de modo que, no momento que entrasse em ebulição fosse adicionado 3g de cobalto hexaidratado (CoCl2.6H2O). Adicionou-se ainda quente no erlenmeyer 0,2g de carvão, depois disso, o erlenmeyer foi conduzido à uma corrente de água para que ocorresse o resfriamento até a temperatura ambiente.
Na capela, após o resfriamento, adicionou-se 8ml da solução concentrada de NH3, esfriando-se a solução em uma mistura de banho de gelo até chegar a temperatura de 10°C. Em seguida, com cuidado, adicionou-se em pequenas frações de 1ml, 6ml de peróxido de hidrogênio, agitando-se vigorosamente a solução durante a adição.
Aqueceu-se a mistura contida no erlenmeyer, mantendo-a em ebulição por cinco minutos, agitando-se periodicamente com um bastão de vidro para evitar o superaquecimento. Após o procedimento anterior, esfriou-se o erlenmeyer juntamente com a solução contida nele em água corrente e transferindo-a para um banho de gelo, aguardou-se até que sua temperatura fosse próxima de 0°C.
Observou-se a formação de um sólido de tom escuro misturado ao carvão, filtrou-se o precipitado contido no erlenmeyer, em um funil de buchner sob pressão reduzida num kitasato limpo, adicionou-se ao final 5ml de água gelada com o intuito de levar o filtro.
Substitui-se o kitasato por outro limpo, adicionou-se lentamente no próprio funil de buchner já utilizado, 40ml de água destilada próxima de 100°C, filtrou-se a mistura sob pressão reduzida na capela. Recolheu-se o filtrado contido no kitasato, transferindo-o para um erlenmeyer e acrescentou-se 2ml de HCl concentrado. Levou-se a solução novamente ao banho de gelo para que ocorresse o resfriamento da mistura.
Na capela, após o

Relacionados