Atividades PNAFEM Etapa 2 Caderno 3 Sequencia Didatica

1534 palavras 7 páginas
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANHUAÇU
ESCOLA ESTADUAL LUDDOVINO ALVES FILGUEIRAS

Atividades de Reflexão e Ação

Etapa II Caderno III
Formação de Professores do Ensino Médio
CIÊNCIAS DA NATUREZA

Manhuaçu – Ponte do Silva
Abril de 2014
Caderno III – Sequências Didáticas (P.14)
Para reflexões e dicas sobre sequências didáticas investigativas e investi­gações autênticas, leia: CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino e Ciên­cias por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Outros dois exemplos de propostas de sequências didáticas interdisciplinares na área de Ciências da Natureza estão em:
Investigando princípios de de­sign de uma sequência didática para o ensino sobre metabolismo energé­tico, disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1267-1. pdf e O aquecimento global como conteúdo norteador para ensinar sobre visão sistêmica do planeta Terra no ensino médio, disponível em http:// www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0233-1.pdf.

Sequência Didática: Disciplinas Matemática, língua portuguesa, Química e Educação Física.

“A Pedra da Antena do Distrito de Ponte do Silva”
(sua altura em relação ao distrito) A Escola Estadual Ludovino Alves Filgueiras, está situada no distrito de Ponte do Silva, localizada a 10 km da sede do Município de Manhuaçu. O nome Ponte do Silva, provém da construção da primeira ponte que ligava os dois lados da comunidade, atravessando o Rio São Luiz. Esta mesma ponte foi construída por um senhor com o nome de “Seu Silva” e a ponte ficava no seu terreno. O Distrito é constituído de um relevo que apresenta formações que chamam a atenção pela bela paisagem em torno da escola. Neste conjunto de formações, esta a Pedra da Antena, nome este, devido à alocação das Atenas de TV’ para receptação e retransmissão dos sinais. A Pedra da Antena é um dos grandes pontos de elevação da região, de acordo coma a

Relacionados