Hegemonia Americana

Páginas: 10 (2423 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
Bacharelado em Biblioteconomia
Fundamentos da Biblioteconomia
Integrantes do grupo:
Daniella de Castro Alves
Neusa Cristina
Thaisa Cristinne Braz Coimbra
Viviane Costa da Silva- Matrícula







Portais Biblioteconômicos








Urca, Rio de Janeiro, 2013
De acordo com Baptista e Espantoso (2008), novosofícios surgiram e trouxeram reflexos nas estruturas organizacionais e nos planos de carreira devido às modificações no mercado de trabalho, causadas pelo grande progresso das tecnologias da informação. Desta forma, torna-se difícil o acompanhamento das demandas de pessoal qualificado devido a estas mudanças, fazendo com que as organizações busquem profissionais cada vez mais qualificados e preparadospara melhor incorporar competências necessárias para as novas atividades.
Segundo os autores, diversos aspectos como a globalização econômica, desenvolvimento tecnológico, evolução dos meios de comunicação, competitividade organizacional, entre outros transformaram a relação entre empregador e empregado e fizeram surgir novos conceitos relacionados à empregabilidade.
Minarelli (1995), citadopor Baptista e Espantoso, ressalta que a empregabilidade amplia as chances de um profissional exercer suas atividades organizacionais e, destaca como base da mesma, a adequação e competência profissional, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas de relacionamento.
Morville, citado por Baptista e Espantoso, destaca que não se sabe exatamente quando a Arquitetura da Informaçãosurgiu, acreditando que as pessoas de alguma forma a utilizam por séculos. Ele destaca também que o profissional da área deve conhecer seus usuários, seus anseios, hábitos, comportamentos e experiências. É estritamente necessário conhecer os conteúdos que serão disponibilizados e as especificidades do contexto de uso.
Para Dillon (2002), a definição mais abrangente do termo tem relação com oplanejamento de diversos níveis de informação, ou seja, ele afirma que o termo descreve o processo de planejamento, implementação e avaliação do espaço da informação. Já a definição menos abrangente, está restrita à Web e relacionada à construção de páginas. Já para Ramos (2005), um dos maiores objetivos da arquitetura da informação é proporcionar uma estrutura lógica para ajudar a encontrar ainformação de que se necessita.
Amorim (2005), citado pelos autores, lista algumas habilidades necessárias para a atuação na sociedade da informação. Contudo, de todas as qualidades citadas pelo autor, a busca pelo conhecimento é a mais importante para as atividades referentes à tecnologia da informação, por ser uma área em constante transformação. A arquitetura da informação requer um profissional queesteja relacionado com novos conceitos que definem empregabilidade, competência e qualificações.
O Arquiteto da Informação, segundo Rosenfeld e Morville (2002) e Vidotti e Sanches (2005) é o profissional especializado em estruturar espaços de informação e organizá-los. O arquiteto planeja, projeta e supervisiona a construção de espaços informacionais. Cabe ao arquiteto da informação a recuperaçãoda informação, design visual, engenharia de interface, antropologia, ciência da computação, comunicação técnica, modelagem de dados e design de interface e interação.
Em pesquisa feita pelo portal Monster (2007) foram encontradas 128 ofertas de emprego com o título “arquiteto da informação” ou variações. As habilidades requeridas para um arquiteto da informação são fluência verbal e escrita,trabalho em equipe, criatividade, capacidade de informação e interação com o usuário. As ofertas de emprego também exigem experiência na apresentação da informação utilizando um dos programas disponíveis no mercado. Na maioria das ofertas de emprego, conhecimentos da Ciência da Informação foram requeridos. Em segundo lugar veio a tecnologia da informação. (BAPTISTA e ESPANTOSO, 2008)
Vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hegemonia Americana
  • “Retomada da Hegemonia Norte Americana”
  • Hegemonia norte-americana no cinema
  • Hegemonia americana e multilateralismo
  • A hegemonia americana em estudos organizacionais
  • A Hegemonia Cultural Americana e o Expressionismo Abstrato
  • A HEGEMONIA CULTURAL AMERICANA E O EXPRESSIONISMO ABSTRATO
  • O longo século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!