Hegemonia americana e multilateralismo

Páginas: 12 (2896 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
Hegemonia americana e multilateralismo

João Marques Almeida *

Janus 2003


Desde o fim da Guerra Fria que as questões da distribuição de poder e do rumo da política externa dos EUA têm dominado parte das discussões das Relações Internacionais. A estrutura de poder tornou-se desde então marcadamente caracterizada pelo unipolarismo, em particular desde o 11 de Setembro, surgindo para talduas explicações: as condições hobbesianas que caracterizam grande parte do sistema internacional e a legitimação do uso da força para manter a ordem nas regiões anárquicas. Contudo os EUA mantiveram também os seus compromissos para com a ordem multilateral (guerra dos Balcãs).


Desde o fim da Guerra Fria, as questões da nova distribuição de poder e do rumo da política externa norte-americanatêm dominado grande parte das discussões das Relações Internacionais. Em relação à primeira questão, as posições dividem-se entre aqueles que falam da emergência de um sistema internacional unipolar e os que prevêem o regresso de uma distribuição de poder multipolar. (1) No caso da segunda, o debate verifica-se entre os que antecipam uma viragem para o unilateralismo e os que sublinham acontinuidade em relação aos compromissos multilaterais. (2)

Deve notar-se que embora as duas questões estejam ligadas, a relação não é uniforme (ou não era até ao 11 de Setembro). Ou seja, entre os que se referem à emergência de um sistema unipolar, existem unilateralistas e multilateralistas. E o mesmo se passa entre os que antecipam o regresso ao multipolarismo. No entanto, os ataques de 11 deSetembro parecem ter clarificado estas questões. Hoje, a maioria dos analistas inclina-se a favor da existência de um sistema unipolar, e considera que a política externa norte-americana é cada vez mais unilateral. Neste sentido, é apropriado examinar a natureza da hegemonia norte-americana, em particular após o 11 de Setembro.

O regresso do unilateralismo?

O programa unilateral caracteriza-sepor três pontos centrais: os Estados Unidos devem concentrar-se antes de mais nas questões internas, o que mostra a relação existente entre o unilateralismo e a tradição isolacionista; o país deve manter a máxima liberdade possível na sua política externa, resistindo a ser condicionado por compromissos multilaterais; os norte-americanos só se devem envolver em crises internacionais quando os seusinteresses vitais estão ameaçados.

Desde que subiu ao poder, a Administração de George W. Bush tem transmitido vários sinais unilaterais. Ainda antes dos ataques de 11 de Setembro, rejeitou a assinatura de tratados internacionais, como por exemplo o Tratado de Kyoto sobre o aquecimento global, a Convenção de Inspecção às Armas Biológicas e o estatuto do Tribunal Penal Internacional. Além disso,denunciou unilateralmente o Tratado ABM sobre armas nucleares. Como tem sido apontado por vários analistas, a estrutura de poder unipolar explica, em grande parte, o unilateralismo norte-americano. Duas teses, em particular, têm surgido com alguma insistência. Uma aponta para as condições hobbesianas de grande parte do sistema internacional, as quais condicionam o modo como os Estados Unidosexercem o seu poder hegemónico.

A maioria das regiões do mundo, nomeadamente o Médio Oriente, a Ásia Central, o Extremo Oriente e África, vivem numa situação de anarquia internacional, caracterizada por constantes lutas pelo poder, onde o uso da força militar constitui permanentemente uma hipótese real. Ou seja, a “paz kantiana” que define a política europeia é uma excepção e não a regra.

Nocontexto político europeu é possível e mesmo desejável manter a ordem multilateral. No entanto, nos “sistemas anárquicos hobbesianos”, a adopção de uma estratégia multilateral estará condenada ao fracasso, e neste sentido apenas iria contribuir para a instabilidade internacional. É possível tirar duas implicações deste argumento. Antes de mais, nos sistemas “hobbesianos”, a eficácia política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hegemonia Americana
  • Hegemonia Americana
  • “Retomada da Hegemonia Norte Americana”
  • Hegemonia norte-americana no cinema
  • A hegemonia americana em estudos organizacionais
  • A Hegemonia Cultural Americana e o Expressionismo Abstrato
  • A HEGEMONIA CULTURAL AMERICANA E O EXPRESSIONISMO ABSTRATO
  • O longo século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!