Hegel

Páginas: 2 (275 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Biografia
Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha, no dia 27 de agosto de 1770. Estudou no seminário de Tubinga com o poeta Holderlin e o filósofo Schelling. Foiprofessor de latim em Nuremberg e ocupou um cargo na Universidade de Heidelberg. Foi também professor da Universidade de Humcorsvick onde lecionou filosofia.
O idealismoabsoluto, sistema desenvolvido por Hegel, abrangeu várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a filosofia e a religião. Essa teoria baseia-se na ideia deque as contradições e dialéticas são resolvidas para a criação de um modelo, que tanto pode refletir-se no espírito - sentido de alma e aspirações ideais, como no Estadopolítico.
A época de Hegel é importante para analisar a sua filosofia, pois ele vivia numa Alemanha dividida em territórios independentes, cada qual, com aparato jurídico emilitar próprio. Isso foi relevante para que Hegel desse ao Estado um papel tão importante, a mais alta realização do espírito absoluto.
Friedrich Hegel era admirador das obrasde Kant, Spinoza e Rousseau. Seu livro “Fenomenologia do Espírito”, publicado em 1807, foi a sua maio obra. O livro refletia as etapas da consciência que apreende o mundo eencontra a si mesmo para chegar finalmente à totalidade e ao absoluto. O pensamento hegeliano foi crucial para o desenvolvimento das teorias de Karl Marx, embora este usasse ométodo dialético de Hegel em bases materialistas e econômicas.
Publicou ainda, Ciência e Lógica (1812-1816), Enciclopédia das Ciências Filosóficas (1817-1830) e Elementos daFilosofia do Direito (1817-1830).
Georg Wilhelm Friedrich Hegel morreu em Berlim, na Alemanha, no dia 14 de novembro de 1831.
http://www.e-biografias.net/hegel/
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hegel
  • Hegel
  • Hegel
  • Hegel
  • Hegel
  • HEGEL
  • Hegel
  • hegel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!