Hamartia

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Faculdade de Letras
Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários
Introdução aos Estudos Literários
Professor: Gustavo Ponciano
Nome: Thiago Francisco Viana de Matos
Turma: E

1:
Hamartia é o erro cometido pelo protagonista de uma tragédia, no caso herói trágico, se define como erro trágico permeado pela ignorância pelo fato de não se reconhecer, pode se dizer que ela é o ponto departida para levar o homem a ação devido ao seu caráter. Já Anagonórise é a parte de uma tragédia clássica, que consiste no reconhecimento ou descoberta de fato ou circunstância terminante, que causa mudança bruscal e radical no desenvolvimento da ação e no destino do protagonista, com efeitos quase sempre demolidores.
Na obra literária de Édipo Rei (Sófocles) conta a história de Édipo, filhodo rei de Laio, que é deixado para morrer por causa de uma maldição lançada ao rei. A maldição evocava a morte de Laio pelas mãos do próprio filho. O recém-nascido foi entregue a um pastor, fiel servo de Laio, por Jocasta que o incumbiu da difícil tarefa de matá-lo. Todavia, Édipo é salvo por outro pastor que entrega o menino a um casal. Já adulto, Édipo, em uma de suas peregrinações ao Oráculo,descobre que será o assassino de seu pai, desse modo, foge de sua cidade e de sua sina. Entretanto, no meio do caminho se depara com uma carruagem que leva o rei de Tébas, Laio. Um de seus servos joga a carruagem de encontro a Édipo, que tomado de ira, devido à soberba dos integrantes da comitiva e do rei que desconhece, luta contra aquelas pessoas até conquistar sua “honra” com a morte daqueleshomens. Somente um dos servos consegue fugir. Ao chegar a Tebas vê que a cidade Pólis está sendo perseguida por um grande mal, a Esfinge com seu enigma. Édipo é o único que consegue resolver a charada, sendo assim, proclamado rei de Tebas. Ele se casa por acaso com Jocasta, sua mãe. Algum tempo se passa até que chega à cidade a notícia da morte de Laio. Édipo, ao tomar conhecimento da notícia, tentaachar os culpados pelo assassinato, para tanto, manda seu cunhado Creonte ao Oráculo de Apolo. Ao regressar Creonte lhe diz que, segundo o Deus, o assassino está entre eles. Édipo passa a perseguir indiscriminadamente o autor do ato. Os cidadãos, formados pelo coro, sugerem ao rei para chamar Tirésias, um adivinho que se diz intermediário entre os homens e o Deus Apolo. Quando esse não lhe ocultaà verdade, Édipo o insulta, chama o de farsante, de falso profeta. Tirésias então, pressionado, revela seu conhecimento. Édipo seria o assassino. Não crente Édipo acusa Tirésias e Creonte de traição. Acusa-os de planejarem usurpar o trono. Creonte, ao saber de tais alegações contra sua pessoa, apresenta-se ao rei para que a confusão seja sanada. Édipo não lhe dá ouvidos. Jocasta intervém por seuirmão. Diante do juramento de Creonte e de sua fala argumentativa, Édipo se vê perdido. Jocasta, sem maiores pretensões, relata-lhe alguns fatos sobre a morte de Laio que Édipo desconhecia. Diante da nova narrativa ele começa então a se questionar se não seria ele mesmo o assassino. Édipo pede que lhe chamem o servo de Laio que sobreviveu. Neste meio, chega à notícia, por um mensageiro, da mortedo pai adotivo de Édipo. Esse mensageiro é o mesmo pastor que o salvara da morte. Ele lhe relata tudo sobre o ocorrido. Outro pastor chega então ao reino e depois de muito relutar esclarece a Édipo a verdade. Jocasta, diante do ocorrido, enforca-se em seu quarto. Édipo ao ver tal cena se cega como meio de punição por ter consumado matrimônio com sua mãe e matado seu pai.

2:
Hamartia poderesultar, igualmente, de um mau julgamento, de ignorância, de fraqueza inata ou quaisquer outras causas, no entanto, ela define-se sempre como ação concretizada ou ato falho.
Em Medéia a Hamartia acontece depois de matar seus filhos, Medéia foge e deseja seguir para Atenas onde deverá permanecer até o final dos seus dias, convivendo com a dor de sua consciência de seu crime. Em Édipo Hamartia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!