Gutural

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O vocal gutural (do latim guttur, que significa garganta, goela), em música, é uma técnica vocal que produz um som rouco, grave ou profundo, que se obtém através doapoio diafragmático (comumente usado na maioria dos estilos de canto), que é uma técnica de respiração, juntamente com distorções no som produzido nas pregas vocais elaringe, que produz um som grave e rouco, com uma agressividade característica. O estilo é muito usado em bandas de metal de estilo death metal1 , metalcore, deathcore ethrash metal. Também é bastante comum no black metal, gothic metal e em algumas variantes do symphonic metal.2
Muitos dizem que Gutural e drive vocal (chamado também devocal rasgado) são a mesma coisa. Mas são completamente diferentes. O drive vocal é uma técnica que produz um som mais limpo do que o Gutural, mas tem um efeito deagressividade na "voz limpa". O drive é muito usado em bandas de Heavy Metal, Hard Rock, Thrash Metal e Speed Metal além de várias vertentes do New Metal.
Em 1969 e início dosanos 1970, a canção "21st Century Schizoid Man", de King Crimson é notável seus vocais fortemente distorcidos cantados por Greg Lake. A música "Iron Man" do BlackSabbath e "One of These Days" do Pink Floyd contêm passagens breves de gutural, em tom baixo (em ambos os casos o estúdio manipulava o som) contra um fundo pesado de riffs derock. Outros exemplos são gritos de Roger Waters em algumas músicas do Pink Floyd, como em Candy and a Currant Bun (1967), Careful with That Axe, Eugene (1968) e noinício de Another Brick in the Wall (parte 2). Bandas de punk rock como The Clash entretanto não se parece muito com o gutural utilizado nas bandas de Heavy Metal de hoje.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!