Choveret Pealim

1133 palavras 5 páginas
Os verbos em Hebraico possuem tempo, pessoa, número, gênero e construção.
Eles possuem forma para os tempos presente, passado, futuro, imperativo e para o modo infinitivo.

As Construções: Forma e Semântica
A construção verbal no Hebraico é uma estrutura que não temos na língua portuguesa e que possui um raciocínio diferente do que estamos acostumados. Sabemos que, em geral, as palavras em Hebraico possuem raízes triconsonantais; cada conjunto de três consoantes comporta uma carga semântica que pode se realizar de várias maneiras.
Por exemplo, pensemos na raiz
; essa raiz possui uma carga semântica relacionada a estudos, ensino, aprendizado. Ela pode se realizar de formas diferentes, ou seja, dar origem a palavras diferentes que possuem a mesma carga semântica, porém com alguns traços de significado diferentes:

֠


֠


O que as palavras acima possuem em comum?

A raiz e a carga semântica (relacionada a ensino, aprendizado, estudo).
Em quê essas palavras se diferenciam?

Na vocalização e nos afixos que as formam.

Igualmente, as construções verbais são uma espécie de fôrma semântica e mórfica para as raízes. As raízes se “encaixam” nas fôrmas das construções, mudando assim, um traço de seu significado e também a forma.
No sistema verbal hebraico existem sete construções: Três construções na voz ativa, três construções na voz passiva e uma construção na voz reflexiva. Cada construção possui o seu paradigma. Sendo assim fica fácil conjugar os verbos em Hebraico: basta encaixar a raiz dentro do paradigma da construção.

As Construções: Nomes e Propriedades
Como já vimos, o sistema verbal hebraico possui sete construções. As construções da voz ativa são Pa'al, Pi'el e Hif'il. As construções da voz passiva são Nif'al, Pu'al e Huf'al. A construção de voz reflexiva é o Hitpa'el.
O Nif'al é o correspondente passivo do Pa'al
(ativo); o Pu'al é o correspondente passivo do
Pi'el (ativo); e o Huf'al é o correspondente passivo do Hif'il (ativo). O Hitpa'el não possui

Relacionados