Gustave eiffel

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de Dezembro de 1832 — Paris, 27 de Dezembro de 1923), também conhecido por Gustavo Eiffel, foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua daLiberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris. Ele está sepultado no cemitério de Levallois-Perret em Paris.
-------------------------------------------------
Primeiros anos
O pai de Eiffelconstruiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852 entrou na Escola Central de Paris, uma escolaprestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenheiro químico.
Iniciou a sua carreira trabalhando numaempresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalhoconstruindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de pilhas tubulares.
Gustave Eiffel chegou a viverem Portugal, em Barcelinhos, de onde projectou as construções em Portugal que lhe estão associadas.
-------------------------------------------------
Projectos

Ponte D. Maria Pia em PortugalCatedral metálica de Arica, Chile
Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
Destacam-se os projectos:
* Galeriadas Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
* Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.* Cúpula do observatório de Nice.
* Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto.
* Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal.
* Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
* Palácio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel MTA
  • Biografia Gustave Eiffel
  • historia de gustave eiffel
  • Torre Eiffel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!