Gustave Eiffel

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 25 de julho de 2013
Universidade Federal de Pernambuco
Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Prática Profissional
Aluna: Rebeca Cavalcanti
Prof. Fernando Guerra



Análise do vídeo Gustave Eiffel
(Resenha)O construtor de pontes e engenheiro estrutural, Gustave Eiffel, recebeu a missão de construir um monumento que se tornasse símbolo do centenário da Revolução Francesa, do progresso e da produção emmassa, pois todos se encontravam em um período de novas descobertas materiais e avanços tecnológicos. Contudo, a torre na sua época representou um passo ousado.
Eiffel era conhecedor de história emetalurgia, o que oportunamente permitiu que planejasse uma torre que durante 40 anos foi considerada a estrutura mais alta do mundo. Usou nova tecnologia para fundir as milhares de traves que compunham atorre. Estas eram manufaturadas fora daquele local, e montada na margem esquerda do rio Sena, onde se estabeleceria o monumento. Eiffel aproveitou a oportunidade e teve essa excelente ideia, queapesar das críticas, depois de construída, se tornou marcante em vários aspectos para a cidade, para o mundo e para a vida de cada um que frequentava e residia em Paris.

Na época surgiram muitascríticas tanto por parte da população, quanto por parte de outros artistas, estudiosos da área e intelectuais da época. Tais críticas provocaram a interrupção do projeto, com o argumento de que estaria seerguendo uma monstruosidade sobre Paris. Muitos a julgavam inútil e uma construção esmagadora diante do estilo arquitetônico em que a cidade ainda estava inserida, com monumentos marcantes que, naopinião daqueles, seriam apagados diante dessa estrutura. Mas Eiffel não desanimou e com sua determinação continuou com seu projeto. Ele investiu 80% do financiamento da torre, demonstrando-se um grandegerenciador de projetos, além de um engenheiro otimista e auto confiante, recuperando seu estado financeiro em um ano. A torre ficou pronta num período que durou 22 meses, sendo inaugurada em 32 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel MTA
  • Biografia Gustave Eiffel
  • historia de gustave eiffel
  • Torre Eiffel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!