Biografia Gustave Eiffel

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
HCA-Modulo 7 - A cultura do salão
Gustave Eiffel


Nascido a 15 de Dezembro de 1832, em Dijon, França. Em 1855, completou o seu curso de Engenharia Química em Paris. Começou a sua carreira, numaempresa belga de construção de caminhos de ferro. O seu primeiro grande trabalho foi construir a ponte ferroviária de Bordéus, que o fez ao 26 anos de idade.
Um grande génio da engenharia, e ficoumais conhecido pelo seu projeto de paris a ‘ Torre Eiffel’. Realizou projetos, como a Estátua da Liberdade, que foi delineada pelo escultor Frédéric Auguste Barthold, a Galeria das Máquinas para aExposição Universal de Paris , o Viaduto de Garabit, no sul de França, o duomo do observatório de Nice, a Ponte de D. Maria Pia , a Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal, a Ponte de Triana emSevilha,o Palácio de Ferro em Luanda, a Casa de Ferro em Maputo.
Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel.Depois da construção da Torre, Eiffel dedicou-se a estudos científicos nos campos de meteorologia, radiotelegrafia e aerodinâmica. Faleceu em 27 de Dezembro de 1923.
Em Portugal tambem teve umagrande actividade, por circunstância do grande crescimento do caminho-de-ferro, deixando numerosos sinais do seu talento.
Entre 1875 e 1882, trabalhou um pouco por todo o país, a Norte do Tejo, nas linhasdo Leste, Norte, Minho, Douro e Beira Alta. Na Linha do Minho construiu as pontes do Cávado, Neiva, Lima e Âncora. Na Linha do Douro, os viadutos do Tâmega e Vila Meã. A Ponte D. Maria, no Porto, deugrande prestígio a Eiffel pelo facto de ter sido construída a 62 metros de altura e num local de grande profundidade e que, por via disso, impossibilitava qualquer apoio intermédio.

ConstruçõesPonte Maria Pia

Gustave Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho. A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877. Ocuparam-se 150...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel
  • Gustave Eiffel MTA
  • historia de gustave eiffel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!