guerra dos barbaros

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
GUERRA DOS BARBAROS
Guerra do Bábaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas, que aconteceram nas capitanias do nordeste doBrasil, a partir da segunda metade do século XVI.
A Guerra dos Bárbaros foi o confronto entre os lusos-brasileiros e as comunidades tapuias, no momento da expansão colonial em direção ao interior donordeste. A ocupação desses sertões, desde a Bahia ao Maranhão, ganhou incentivo a partir do Período Filipino e se intensificou depois da ocupação holandesa. A Guerra movida contra os Tapuias do sertãoenvolvia tanto a expansão da pecuária quanto a distribuição de sesmarias na região, considerando que a instabilidade do setor açucareiro e a descoberta das minas incentivaram a criação de gado.REVOLTA DE BECKMAN
Reação de Portugal
A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região. Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãosBeckman e Jorge Sampaio foram condenados a forca.
Conclusão
A Revolta de Beckman foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revoltaque mostrou os problemas de mão-de-obra e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram,muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.
Manuel Beckman: um dos líderesda revolta.
GUERRA DOS MASCATES
Fim do conflito-Em 1710, havia um clima de hostilidades e tensão entre as duas cidades pernambucanas. Neste ano, os olindenses invadiram Recife dando início a Guerrados Mascates. Num primeiro momento da guerra, os olindenses levaram vantagem, porém, em 1711 os recifenses se organizaram e invadiram Recife. A guerra terminou em 1711 após a coroa portuguesa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha guerra dos bárbaros
  • Quem é bárbaro?
  • Barbaros
  • Bárbaros
  • Barbaros
  • Quem é bárbaro
  • QUEM ERAM OS BÁRBAROS
  • Os bárbaros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!