memorial

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CÂMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE/POLO NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE/RO
Curso Técnico em secretaria Escolar― Profuncionário















MEMORIAL DESCRITIVO HOMEM ,PENSAMENTO E CULTURA


Leila Martins Toledo Benati










NOVA BRASILANDIA D’OESTE/RO
2014


LEILA MARTINS TOLEDO BENATIMEMORIAL DESCRITIVO HOMEM ,PENSAMENTO E CULTURA





Memorial Descritivo apresentado no Curso Técnico de Secretaria Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Campus Porto Velho/Pólo Nova Brasilâdia D’Oeste, sob a orientação do tutor presencial Hosano Lopes Lima,, como requisito avaliativo da disciplina Fundamentos e Práticas na EaD.







NOVABRASILÂNDIA D’OESTE/RO
2014
1 BREVE RELATÓRI O PESSOAL
“Comecei o curso no dia 13 de Março de 2014 SEMEC,o nome do meu tutor Hozano Lopes Lima. Minhas expectativa no primeiro dia não foram as melhores, pois confesso senti muita dificuldade em acompanhar as explicações, pois sempre ter estudei com professor presencial e já faz 10 anos terminei o ensino médio, por esse fato senti muitas dificuldade.Como decorrer das aulas pude perceber que não seria tão difícil o quanto pensava

2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

Este módulo me fez ver que somos profissionais da educação, e que temos nossos valores. Mas também temos leis a serem cumpridas.
Sabemos que podemos trabalhar com o direito de ir e vir, e que ser autônomo e compartilhar para uma vida coletiva em que todos possam se sentir bem.Aprendemos também que as pessoas podem pensar a mesma coisa ou pensar diferente, sobre si mesma e sobre a sociedade.
3-SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados
UNIDADE 1- DEVIR HUMANO
        Nesta unidade compreendi que o devenir é o mesmo que devir: é a transformação, a mudança, é o tornar-se diferente do que já foi ou que se é.
        A humanidade muda constantemente deacordo como são criadas e inventadas novas condições de existência e de vida.
        Compreendi ainda que cultura é as transformações realizadas por homens e mulheres. Que ao adquiri-la ou produzi-la fazem, chamam e sentem-se humanos.
        A unidade também falou do etnocentrismo e da diversidade cultural. A partir disso pude compreender que existem várias culturas, embora às vezesparecidas, são diferentes umas das outras.
        A escola é o espaço da diversidade reunindo homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários, todos com o papel de valorizar e respeitar a cultura com e pelas quais diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos.
        As culturas se transformam de acordo com as inovações que seproduzem no devir cultural. Para que aconteçam essas transformações as pessoas devem ter participação nas práticas sociais.
        A escola mesmo sendo uma instituição de ensino, é também um espaço onde homens e mulheres podem construir, desconstruir e reconstruir a cultura.




UNIDADE 2– DEVIR HUMANO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
        Nesta unidade pude compreender a importância da linguagem,para o devir humano e para homens e mulheres se relacionarem, possibilitando contato uns com os outros, na educação geral e na educação escolar.
       Com a linguagem podemos dar significado às coisas e aos acontecimentos, expressar sentimentos, pensamentos e emoções. Também podemos entender e nos desentender. A linguagem é um sistema simbólico, criado culturalmente.
        É na linguagem queas pessoas constroem os preconceitos.
         Para que haja comunicação é preciso compartilhar e saber usar uma linguagem. Se esta não é clara para o receptor, este tem de dialogar com o emissor para que possa entender o que ele queria dizer. Se fazendo então, interlocutores.
        A escola é uma instituição que educa, onde se faz um espaço de participação, interlocução, compartilhamento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial
  • memorial
  • memorial
  • MEMORIAL
  • Memorial
  • Memorial
  • memorial
  • MEMORIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!