Guarda Compartilhada

Páginas: 48 (11968 palavras) Publicado: 20 de março de 2015
Guarda Compartilhada
Direito de FamíliaEditar tópicos
Guarda Compartilhada: Uma visão interdisciplinar dos aspectos positivos e negativos
Salvar • 2 comentários • Imprimir • Reportar
Publicado por Elizana Rodrigues de Moura - 1 ano atrás
11
Por ELIZANA RODRIGUES DE MOURA; C. M. B. C.
“O ideal de uma plena comunidade de vida, como certamente seria de desejar-se, exige também certamente a duraçãoeterna do matrimônio, a se sobreporem os cônjuges com altivez aos contratempos circunstanciais que o mundo lhes prepara; essa comunidade de vida deveria ser preservada a todo custo, particularmente quando dela tivesse resultado prole, cuja inocência, educação e criação acabam sendo prejudicadas pelo desfazimento do lar paterno.”
Yussef Said Cahali
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Evolução do modelo defamília
2 HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA GUARDA COMPARTILHADA
2.1 Origem Remota
2.2 No Brasil
2.3 Na Inglaterra
2.4 Na França
2.5 No Canadá
2.6 UM BREVE RELATO DAS MODALIDADES DA GUARDA
2.6.1 Guarda Única
2.6.2 Guarda Alternada
2.6.3 Guarda Dividida
2.6.4 Nidação Ou Alinhamento
2.6.5 Guarda Compartilhada
3 GUARDA COMPARTILHADA
3.1 Guarda Compartilhada No Ordenamento Brasileiro
3.2 Família Em Relação Com AGuarda Compartilhada
3.3 A Guarda Da Criança E Do Adolescente Como Responsabilidade Dos Pais
3.4 Conflitos Da Guarda Compartilhada
3.5 Guarda Compartilhada Na Visão Dos Profissionais
4 ASPECTOS POSITIVOS DA GUARDA COMPARTILHADA
5 ASPECTOS NEGATIVOS DA GUARDA COMPARTILHADA
6 APLICABILIDADE DA GUARDA COMPARTILHADA
7 EXPOSIÇÕES FINAIS
REFERENCIAL TEÓRICO
RESUMO
O presente trabalho tem com escopo disporsobre o instituto da guarda compartilhada sob o enfoque interdisciplinar dos aspectos positivos e negativos. O compartilhamento de guarda de prole é analisado sob a luz do princípio doutrinário e proteção legal, corolário da Constituição Federal, Leis esparsas e do Código Civil de 2002, além das pesquisas realizadas tantos aos órgãos relacionados a casos de guarda de menores de 18 anos.Observando, as transformações sociais geradas, ou seja, analisar o real desenvolvimento e a convivência, envolvendo a Crianças e Adolescentes, inclusive aos pais advindos de uma separação, seja consensual ou litigiosa. Fazendo um apanhado geral sobre a guarda compartilhada, consubstanciado num breve histórico e sua evolução. Analisando os aspectos controvertidos – positivos e negativos - da guardacompartilhada. Ressaltando a eficácia da aplicabilidade, os requisitos para que possa ser efetivada. Bem como, a importância da observação dos pressupostos, como elementos fundamentais para a fixação de uma guarda.
PALAVRAS-CHAVES
Guarda Compartilhada. Aspectos positivos e Aspectos negativos.
1 INTRODUÇÃO
Para a compreensão do estudo da guarda compartilhada é fundamental a importância de uma abordagemsobre o que é entidade familiar, como ela surgiu e sua evolução até o momento contemporâneo.
A entidade familiar é toda e qualquer espécie de união que tem capacidade de servir como acolhedouro das emoções e das afeições entre os seres humanos, que a princípio é constituída por um homem e uma mulher que se unem para compartilharem todos os seus deveres e obrigações, que cresce, ampliando, assim, como surgimento dos filhos. E que estes dão força ao vínculo existente na família.
Assim, a família é uma sociedade natural formada por indivíduos, unidos por laço de sangue ou de afinidade. Quando ligadas por laços sanguíneos a conclusão lógica é a descendência, já a ligação por afinidade ocorre com a entrada dos cônjuges com todos aqueles que tenham vínculo parental que se agregam a entidadefamiliar por meio do casamento.
O desenvolvimento da família foi notável e com o passar dos tempos se fez necessários criar leis para organizar a sociedade familiar surgindo então, uma das mais importantes inovações da Constituição Federal do Brasil de 1988, relativa ao direito de família, inobstante, que se encontra a respeito de perplexidades.
Ao estabelecer normas que regulam as ações sociais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guarda Compartilhada
  • Guarda Compartilhada
  • A GUARDA COMPARTILHADA
  • Guarda compartilhada
  • Guarda compartilhada
  • Da guarda compartilhada
  • GUARDA COMPARTILHADA
  • guarda compartilhada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!