grupos de pressao

Páginas: 9 (2063 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Grupos de pressão e manifestações populares e suas importâncias nos Movimentos políticos no Brasil.


Introdução:

Neste trabalho estudaremos de forma sucinta os grupos de pressão e manifestações populares e sua influencia no cenário nacional, indicando alguns tipos e seus ideais, suas formas de pressionar o governo, qual o seu cunho político, analisando quais as conseqüências quetrouxeram para a sociedade e para o direcionamento das políticas publicas. Qual o lado positivo e negativo de tais grupos e como os poderes públicos têm reagido às manifestações de classes, tendo a opinião publica se manifestado na maioria das vezes a favor das reivindicações e contra a ação do governo.
Historicamente os grupos de pressão sempre existiram, em todos os regimes, desde a Antiguidade atéos nossos dias. Assim como no passado todos procuravam a satisfação de seus próprios interesses, hoje em dia adaptando-se á ordem política vigorante, se organizam em sindicatos, associações, grupos, religiões etc.
Com a introdução do sistema democrático aumentou de forma visível a participação do povo tanto como grupos de pressão como em manifestações populares, com ou sem idealismo político,visando benefícios, privilégios, isenções, formado por categorias ou comunidades com um objetivo em comum pressionando o governo, patrões, a sociedade, dentre outros. Por outro lado existem também as manifestações de cunho político que na maioria é liderada por partidos, entidades, ONGs, e até pela igreja. Com objetivos específicos em prol de toda a sociedade, geralmente, que usam os meios decomunicação como, televisão, rádios, jornais, revistas, também conferencias, comícios e até livros. Tudo de forma licita, para mobilizar a sociedade e a opinião pública, pressionando os poderes públicos para deles conseguir alcançar seus objetivos.



Grupos de Pressão definição:
Segundo “AZAMBUJA (2003, p.315)” define grupos de pressão como qualquer grupo social, permanente ou transitório, que,para satisfazer seus interesses próprios, procure obter determinadas medidas dos poderes do Estado e influenciar a opinião pública em decisões de seus interesses”.
Já CASTRO (2004, p.122) “confirma que grupo de pressão são grupos sociais que visam à manutenção ou a transformação de conduta social, no interesse dos líderes”.
“Entendemos por pressão a atividade de um conjunto de indivíduosque, unidos por motivações comuns, buscam através do uso de sanções ou da ameaça de uso delas, influenciar sobre decisões que são tomadas pelo poder político, sejam a fim de mudar a distribuição prevalente de bens, serviços, honras e oportunidades, seja a fim de conservá-la frente às ameaças de intervenção de outros grupos ou do próprio poder político”. MOLINARI (1995, p.268)
Qualquer grupo socialpode ser um grupo de pressão, quando procuram influenciar o poder para obter alguma mudança em beneficio próprio ou coletivo. Exemplo. Associações, sindicatos, entidades rurais ou patronais, ONGs, igrejas etc.
Os Grupos de pressão surgem se esforçando por fazer frente a um problema imediato, na base de um só interesse, e depois se transformam para prestar serviços necessários aos seusassociados, enquanto os partidos, já no momento da sua constituição, se colocam como representantes de muitos interesses.
Segundo Wooton (1969: p. 139),” são quatro as medidas possíveis de influência dos grupos de pressão:
I – Quantos alvos esse grupo de pressão pode influenciar?
II – Até que ponto o alvo específico teve de mudar de posição sob o impulso do grupo de pressão?
III – O que amudança em II custou ao alvo em termos de compromisso normativo?
IV – Em quantos campos de ação (ou, em que extensão total) pode um grupo de pressão agir?”

Os principais alvos dos grupos de pressão são a opinião publica o governo, os partidos, os órgãos legislativos e a imprensa. Algumas vezes os grupos de pressão também são pressionados, como no caso da greve da PM da Bahia, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupos de pressão
  • Grupos de Pressão
  • Grupos de Pressão
  • GRUPOS DE PRESSÃO
  • Pressão de grupo
  • Teoria dos Grupos e Grupos de Pressão
  • TGE Grupos de pressão
  • Grupos de interesse, pressão e loby

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!