Gravidez na Adolescencia

Páginas: 9 (2245 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Escola Estadual Batista Renzi




Saúde pública









Suzano
2013
Escola Estadual Batista Renzi


Saúde pública
Gravidez na adolescência



Nome: ................................. nº .... 1°A
Disciplina: Biologia




Suzano
2013
Índice

Introdução ------------------------------------------------------- 4
Saúde publica brasileira--------------------------------------- 5
Gravidez na adolescência ------------------------------------- 6
APA ------------------------------------------------------------- 7
Conclusão ------------------------------------------------------ 8
Bibliografia -----------------------------------------------------9
















Introdução

Saúde pública
A saúde pública centra sua ação a partirda ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através deações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva.
No início, "não havia nada" considerando-se o que poderia ter sido feito. A saúde no Brasil praticamente inexistiu nos tempos de colônia. O modelo exploratório nem pensava nessas coisas. O pajé, com suas ervas e cantos, a medicina dos jesuítas e os boticários, que viajavam peloBrasil Colônia, eram as únicas formas de assistência à saúde. Para se ter uma ideia, em 1789, havia no Rio de Janeiro apenas quatro médicos.
Além das enfermarias de cuidados dos jesuítas a únicas instituições que podemos destacar no vazio assistencial desse período é a criação das Santas Casas de Misericórdia. É controversa a data de criação da primeira Santa Casa no Brasil, para alguns autoresteria sido a do porto de Santos fundada por Brás Cubas (1507-1592) em 1543 para outros teria sido a da Bahia ou de Olinda. 1
Entre as descrições das patologias e medicamentos utilizados no Brasil Colônia destaca-se as contribuições do médico naturalista Guilherme Piso (1611-1678), que participou, como médico, de uma expedição nos anos 1637 - 1644 para o Brasil, com patrocínio do conde Maurício deNassau (1604-1679) que administrou a conquista holandesa do nordeste do país entre 1637 e 1644. 2 . Observe-se a continuidade da catalogação de espécies de uso medicinal, já iniciada pelos jesuítas e outros viajantes, comparando o uso das espécies nativas às já conhecidas na farmacopeia europeia.
Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, as necessidades da corte forçaram a criação das duasprimeiras escolas de medicina do país: o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as únicas medidas governamentais até a República.
Foi no primeiro governo de Rodrigues Alves (1902-1906) que houve a primeira medida sanitarista no país. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e assim, vário doençasgraves como varíola, malária, febre amarela e até a peste bubônica espalhavam-se facilmente. O presidente então nomeou o médico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema. Numa ação policialesca, o sanitarista convocou 1.500 pessoas para ações que invadiam as casas, queimavam roupas e colchões. Sem nenhum tipo de ação educativa, a população foi ficando cada vez mais indignada. E o auge do conflitofoi a instituição de uma vacinação anti-varíola. A população saiu às ruas e iniciou a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou afastado.

Desenvolvimento
Saúde pública brasileira
A Saúde Pública é viabilizada através da ação do Estado.
O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!