Resenha do 4o capitulo

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Resenha referente ao capítulo 4:
Subsistemas organizacionais e comunicação.

Organizações são criações humanas geradas para produzir bem-estar na sociedade e para satisfazer as necessidades daspessoas que habitam o mundo social. Parte-se desta definição para que se possa compreender que organização acaba sendo a explicação de como as pessoas são, se comportam e o que fazem dentro do meioonde exercem suas funções quotidianas e a interdepencia que reina, ou seja, deverão estar todos em sintonia, todos em funcionamento coordenado para que haja um funcionamento saudável.
As organizaçõessão os contextos nos quais se desenvolve a maior parte, senão a totalidade, da vida dos seres humanos. Basta pensar em algumas para ter uma ideia desse fenomeno: a família, a escola, a milícia, apolícia, os partidos, o lugar de trabalho, as lojas. Todas essas são organizações criadas pelo ser humano para satisfazer suas necessidades e das quais depende para a condução de sua vida.
Estasdestinguem-se do seguinte modo:
Organizações Públicas ou Privadas e ou Organizações Lucrativas ou Não Lucrativas.
Segundo María Corella, as organizações albergam quatro componentes:
A eficiência refere-se àrelação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento.
A satisfação no trabalho é a atitude geral dapessoa face ao seu trabalho e depende de vários fatores psicossociais. Existem ainda outras conceituações que referem-se a satisfação no trabalho como sinônimo de motivação ou como estado emocionalpositivo.
Responsabilidade Social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nessepressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Papanek
  • resenha capitulo 12 a era do capital
  • Resenha Capítulo VII
  • resenha O Capital
  • Resenha capitulo 15
  • Resenha capitulo 6
  • Resenha capitulo 20 filosofando
  • Resenha do capítulo XX Leviatã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!