GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Páginas: 8 (1991 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



UNIVERSIDADE FEEVALE


Edineia Silva Rysdyk
Gabriela Zorn
Jeferson De Campos
Milton Alves Da Rosa
Oldair Pagliarini
Pablo dos Santos







Psicologia Do Desenvolvimento
Na Adolescência E Vida Adulta


Gravidez na Adolescência








Professora: Nara Maria Batista Cardoso





Novo Hamburgo
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por intuito, demonstrar agravidez na Adolescência com referência sobre dois artigos. Apresentando também dois casos de gravidez com pessoas diferentes e hoje em idade diferentes. Uma adolescente que engravido quinze anos atrás, e uma adolescente grávida hoje. Objetivamos apresentar os olhares de cada um diante da gravidez na adolescência, com seus por menores, as dificuldades de cada adolescente em seu tempo de vida e comsua história.

ARTIGO 1

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Artigo de Maria José Carvalho Sant’Anna

Visto como um problema a ser solucionado, a gravidez na adolescência não é algo novo dentro da história da humanidade. Porém, sempre tem sabor de novidade.
Na antiguidade, era feito contratos de casamentos com meninas que se encontravam entre 13 e 14 anos segundo registro histórico, provavelmenteera essa idade da virgem Maria, quando Jesus nasceu. Já no início deste século a gravidez precoce ainda era considerada um acontecimento normal para os padrões culturais da época. As modificações de padrões da sexualidade repercutiram a partir do aumento nos índices da gravidez nas adolescentes mais jovens e com menos escolaridade.
No Brasil estima-se que anualmente, em menores de 15 anos, ocorraum milhão de partos que correspondem a 25,79% do total nascido vivos no ano de 1996. Já em 1998 o Sistema Único de Saúde (SUS), gastou 153 milhões de reais, o equivalente a 27% de todos partos do sistema com gestações de adolescentes. Que acaba alimentando um ciclo de pobreza, onde apenas 11% das grávidas até 19 anos permanecem na escola e 75% entre estas garotas que ficam grávidas, fazem aborto,estas, entre menores de 20 anos que correspondem a 40% das garotas entre 15 e 19 anos de idade segundo dados do Ministério da Saúde.
Infelizmente é frequente o pai não se responsabilizar pela gravidez e mais, ainda abandona a gestante quando mais precisa. Uma pesquisa realizada em 126 jovens, aponta que 60% não estava com seu parceiro. Já a união contraída antes dos 20 anos de idade termina emseparação numa proporção de e 3 a 4 vezes maior do que aquela que se inicia após os 20 anos.
A adolescência tem sido objeto de estudo em países onde ¼ da população mundial é constituída por adolescentes e contribui efetivamente pelo aumento de taxas da mortalidade materna e infantil. E tem acarretado uma antecipação do inicio sexual com a presença de bloqueio emocionais.
Os desenvolvimentos damenina grávida nem sempre estão completos: E o processo de estruturação e de sua personalidade é necessário. O problema físico, psicológico e social que não raramente estão isolados da família e dos amigos, abandona escola. Em sua maioria as classes sociais menos favorecidas tendem a receber atenção médica deficiente durante a gravidez.
A sociedade educa e deseduca quando expõe uma sexualidadedesumana, onde a mídia parece viver em torno do sexo, da violência e do sofrimento contemporâneo. Fazendo uma esponja, e o adolescente vai absorvendo este mal e estes “modelos” sociais e sexuais.
Já é aceito na literatura que a gravidez não será controlada sem educação sexual. Se a meta é informar, ou melhor, ainda formar. Destaca-se nas tarefas pediatras, nos professores e nos psicólogos na funçãobásica no atendimento as famílias e discutindo projetos de vida na sexualidade e na sociedade e no estado. Já considerando a gravidez na adolescência como um problema de saúde pública principalmente nos países em desenvolvimento, sabendo que a sexualidade é influenciada pelos mais diferentes fatores, sejam eles pessoais, culturais, familiares, religiosos ou sociais.


ARTIGO 2

A GRAVIDEZ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!